A The Art Gallery- ICBEU Manaus, localizada na Av. Joaquim Nabuco, 1286, recebe nesta quinta-feira (27) a “Exposição Bancos indígenas do Brasil: Rituais” que permanece no até o dia 21 de junho de 2025. A mostra apresenta 100 bancos de 39 etnias indígenas do Brasil. Todas as peças fazem parte do acervo da Coleção BEĨ, e a curadoria da exposição é assinada por Marisa Moreira Salles, Tomas Alvim, Danilo Garcia e Rui Machado.
Ao longo de mais de vinte anos, a Coleção BEĨ estabeleceu com a arte dos povos originários um diálogo profundo, que se desdobrou em descobertas e reflexões reveladoras sobre a riqueza do banco indígena. Item corriqueiro no cotidiano das aldeias, o banco tem funções rituais que dizem respeito a práticas do dia a dia, nas rodas de conversa, por exemplo, mas também a cerimônias pontuais, nos ritos de passagem e de celebração.
Bancos indígenas do Brasil: Rituais tem como base os seguintes eixos: Espiritualidade e cura, Iniciação e passagem, Contos e mitos. É também a primeira exposição da Coleção BEĨ a exibir 24 peças antigas, doadas à coleção pelo artista visual e colecionador Rui Machado (@ruimachadoam, no Instagram), cujo trabalho autoral integra um vídeo preparado especialmente para a mostra.
A abertura da exposição acontece nesta quinta-feira, 27 de março, às 19h, com a participação dos artistas Cacique Wareaiup Yoriwe Kaiabi – de etnia Kaiabi, Cacique Santo Cruz Mariano Clemente e Santos Inácio Clemente – ambos de etnia Ticuna. Na ocasião será realizado um debate entre os curadores da exposição, Tomas Alvim e Rui Machado, e os artistas Cacique Wareaiup Yoriwe Kaiabi, Cacique Santo Cruz Mariano Clemente e Santos Inácio Clemente.
A Visitação acontece do dia 28 de março a 21 de junho de 2025, das 9h às 17h30 (de segunda à sexta) e das 9h às 13h (aos sábados), com entrada gratuita.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply