O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) lança na próxima segunda-feira (31) um pacote de Oferta Tecnológica para o setor produtivo com 30 patentes e pedidos de patentes. A disponibilização de soluções tecnológicas a startups, empresas, associações e outras organizações busca fortalecer a inovação e a pesquisa científica e tecnológica no setor produtivo e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia.
De acordo com a titular da Coordenação de Gestão da Inovação e Empreendedorismo do Inpa (Cogie), Deuzanira Santos, a oferta tecnológica é um instrumento que viabiliza o licenciamento exclusivo de tecnologias protegidas pelas Instituições Científica, Tecnológicas e de Inovação (ICT), como é o caso do Inpa, e permite que empresas interessadas no desenvolvimento e comercialização dessas tecnologias estejam em condição de igualdade de concorrência.
“As tecnologias disponíveis se concentram em dez áreas, como alimentos e bebidas, produtos sustentáveis, dispositivos médico-hospitalares, agrotech, cosméticos e fármacos”, contou Santos.
A oferta tecnológica possui patentes de titularidade do Inpa em parceria com outras instituições e empresas, sendo a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) a principal parceira deste importante centro de pesquisas da Amazônia. Outras instituições que se destacam como cotitulares de patente com o Inpa são a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na Oferta Tecnológica realizada em 2024 foram disponibilizadas 23 patentes e quatro softwares, quase metade do portfólio institucional. Com essa nova rodada, será a primeira vez, em 20 anos de existência do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) do instituto que o Inpa terá 100% do portfólio ofertado. No Inpa, a Cogie é responsável pela gestão da inovação institucional e corresponde ao NIT institucional.
Fruto da primeira oferta tecnológica realizada no fim de 2024, a Cogie está com seis propostas de licenciamento em andamento. Uma delas é a de transferência tecnológica da primeira patente ligada à zerumbona (substância extraída do gengibre amargo Zingiber zerumbet), que é o extrato purificado que pode ser aplicado no desenvolvimento de fármacos. As outras cinco são de tecnologias de alimentos e equipamentos para secarem frutos amazônicos. Na oferta do ano passado, todas as patentes eram de titularidade exclusiva do Inpa.
A Oferta Tecnológica é pública, aberta a empresas e organizações interessadas.
“A Associação dos Negócios de Sociobioeconomia da Amazônia (Assobio), que reúne 85 empresários da Amazônia, participará da oferta tecnológica na próxima semana como convidada, até porque a Cogie já está negociando cinco tecnologias com empresas da associação, localizadas nos Estados do Amazonas e Pará”, contou Deuzanira Santos.
Mais informações, acesse: https://www.gov.br/inpa/pt-br/inovacao/nit-1/oferta-tecnologica-inpa
Serviço:
Assunto: Oferta Tecnológica do Inpa
Data: 31 de março de 2025
Hora: 14h às 16h
Local: Auditório da Coordenação de Capacitação (Cocap), prédio nº 109
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply