Em sua primeira exposição do ano, o artista plástico amazonense Arnaldo Garcez tem um reencontro com a cidade de Manaus. Radicado no Rio de Janeiro, Arnaldo volta à cidade natal para a exposição “Reflexões de um tempo”, que acontece nesta quinta-feira (3), a partir das 19h, no Conselho Regional dos Técnicos Industriais (CRT-01), localizado na rua Monsenhor Coutinho, 417, Centro.
A mostra, que tem apoio do CRT, traz ao público uma noite artística e musical, com apresentação dos músicos Adriano Arcanjo, Vitor França e do saxofonista Ítalo Jimenez, além de pintura em tempo real de um quadro do artista plástico, que também é músico e promete uma palhinha musical com sua já tradicional flauta transversal. As telas da mostra também estarão disponíveis para a venda.
Inspirado em reflexões contemporâneas do artista, a exposição conta 16 obras expostas, sendo 11 delas inéditas. Nas telas, as inquietudes de um artista amazônico de alcance internacional, com clara inspiração da escola expressionista alemã, mas com um toque de originalidade e estilo próprio que levou seus quadros a exposições nos Estados Unidos, Europa e a diversas novelas da Globo.
“O contexto do trabalho em si são reflexões sociais, nesse momento que nós estamos atravessando o país, com essa questão toda política, social e econômica, num momento muito sensível”, diz ele, cujas reflexões sobre o Brasil contemporâneo se transformam em cores e personagens com profunda expressividade.
Segundo Garcez, a mostra também tem um significado especial porque, além de ser a primeira do ano e em sua cidade natal, coincide com o mês do seu aniversário (ele completa 66 anos no próximo dia 18).
“Esse mês tem uma importância muito grande na minha vida. Por isso essa exposição é um marco no meu processo de trabalho”, diz ele.
Após a exibição manauara, o artista deve seguir para os Estados Unidos, mais especificamente em Nova Iorque, onde está em tratativa para realizar uma mostra galeria Ward-Nasse, no Soho. Ele também está em tratativa com a galeria Carré D’Artiste, de Paris, e com a Casa Thomas Jefferson, em Brasília.
Quem é Arnaldo Garcez?
Nascido em Manaus, é um pintor e escultor que iniciou sua trajetória artística em 1977. Estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro, e também pesquisou expressionismo na Alemanha. Suas obras já foram exibidas em diversas galerias internacionais, incluindo a Artexpo New York e a ONU. Além disso, suas pinturas têm sido usadas nos cenários de várias novelas da TV Globo, como Cheias de Charme, Passione e Amor de Mãe.
O que é o CRT?
Apoiador da mostra, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 1ª Região (CRT-01), que abarca os estados de Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal.
A exibição coincide com o aniversário de sete anos do CRT-01, primeiro Conselho Regional de Técnicos Industriais do país.
Serviço:
O quê: Mostra “Reflexões de um tempo”, do artista plástico Arnaldo Garcez, com apresentações musicais de Vitor França, Adriano Arcanjo, Ítalo Jimenez e do próprio Arnaldo Garcez.
Quando: quinta-feira (3), às 19h
Onde: Conselho Regional de Técnicos Industriais – CRT-01, rua Monsenhor Coutinho, 417, Centro.
Acesse o www.culturaamazonica.com.br e saiba mais sobre a região amazônica.
Leave a Reply