CICLO BEETHOVEN ENCERRA TEMPORADA EM GRANDE ESTILO NO TEATRO AMAZONAS
18 de fevereiro de 2016TUDO PRONTO PARA O AMAZON TALENT 4
18 de fevereiro de 2016COMENDA| Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira, 17 de fevereiro, a Vereadora da cidade de Parintins, Vanessa Gonçalves (PROS), apresentou um Projeto de Decreto Legislativo que confere a Comenda de Mérito Cultural “Medalha Jair Mendes” à artista Ianayra da Silva Prestes por contribuir para o crescimento cultural de Parintins, através da toada de Boi Bumbá e da Música Popular Amazonense e Brasileira (MPA e MPB).
A atriz por formação e cantora Ianayra Prestes da Silva nasceu em Parintins e aos 11 anos já se destacava ao se apresentar na Rádio Alvorada de Parintins no programa “Hora da Criança” com a radialista Graça Teixeira. A homenageada gravou em 2003 seu primeiro trabalho, intitulado “O amor está no ar”, com lançamento do CD em 2006 em Parintins.
Em 2009 a cantora Ianayra lançou o segundo CD “Vou te esperar”, nome da primeira música com um toque romântico com característica poética amazonense, inspiração dos compositores parintinenses Alceo Anselmo e Mailzon Mendes. Em 2011, a homenageada participou em São Paulo do programa Ídolos da Rede Record e se apresentou no piano bar “Nelson Gonçalves”. Além disso, participou do projeto Dinda como madrinha das questões indígenas.
A Cantora realizou o primeiro show do FIFA FAN FEST no Anfiteatro da Ponta Negra, na abertura Oficial da Copa 2014 em Manaus, fazendo todo o público de diversos Países dançar ao som do “Dois pra Lá, Dois pra Cá”, e sua indumentária com elementos regionais fizeram sucesso e chamou atenção de todos, sendo destaque de Sites Nacionais e Internacionais.
Ianayra ganhou notoriedade no Boi Bumbá Caprichoso, onde executou diversos trabalhos artísticos, e recebeu a carinhosa alcunha de Estrela Azul, desenvolveu diversos projetos com David Assayag e o grupo Canto da Mata. Atualmente Ianayra reside em São Paulo, projetando sua carreira e divulgando Parintins através das Toadas do Boi Garantido e Boi Caprichoso. Também é Diretora de Eventos na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História, Literatura – ABRASCI, onde tem a oportunidade de promover a Cultura Amazonense em diversos Estados.
Foto: Simone Brandão.