XIX FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA ENCERRA COM MONTAGEM DA ÓPERA ADRIANA LECOUVREUR
25 de maio de 2016CONCERTO BRADESCO IV APRESENTA GRANDES MESTRES DA MÚSICA DOS SÉCULOS XVII AO XIX
25 de maio de 2016MUSEU| Com o tema “Paisagens Culturais” e mais de 30 atrações, a 14ª Semana Nacionais de Museus foi um sucesso. Cerca de três mil pessoas prestigiaram a programação especial, que movimentou os nove museus administrados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura, com atrações diversificadas, entre atividades acadêmicas, inaugurações de exposições, lançamento de livro, visitas guiadas teatralizadas, espetáculos teatrais, de dança e de música.
Enfatizando a necessidade da valorização da pluralidade cultural e a diversidade paisagística do país, oMuseu do Homem do Norte, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Museu do Teatro Amazonas, Museu do Seringal Vila Paraíso e os museus do Palacete Provincial receberam um grande número de público durante os 7 dias do evento (16 a 22 de maio).
Entre os destaques da Semana Nacional do Museu, esteve a inauguração da exposição “Paisagens Culturais:Manaus Histórica”, no Museu de Numismática Bernardo Ramos e a exposição “Restaurar”, no andar térreo do Palacete Provincial, que apresenta o resultado do trabalho de restauro dos falsos Gobelins do Teatro Amazonas, que são do artista italiano Domenico de Angelis, do ano de 1897, encomendadas para compor o ambiente suntuoso do salão nobre, com o intuito de fazer alusão à tapeçaria tradicional francesa Gobelin. As peças do Teatro Amazonas por serem confeccionadas na técnica da pintura, não em tear com lã ou seda, foram então chamados de Falsos Gobelins.
Dentro da programação acadêmica, o professor Christian Pio Ávila palestrou sobre a “Questão Antropológica das Populações Ribeirinhas”, no Museu do Homem do Norte, e o professor Alfredo Lopes falou sobre “A importância de Eduardo Ribeiro para o Amazonas” no Museu Casa Eduardo Ribeiro. Também foi realizada uma oficina de pintura com Nilde Marçal e uma Mesa Redonda com o tema “Intelectuais Amazonenses – caminhos e possibilidades para a pesquisa”, com a presença dos professores Davi Avelino Leal e Almir Diniz Carvalho Júnior, e com Hélio Dantas como moderador, no Palacete Provincial, que também lança seu livro “Arthur Cézar Ferreira Reis: Trajetória Intelectual e Escrita da História”.