‘LOUCAMENTE APAIXONADOS’ ESTREIA NO TEATRO MANAUARA
2 de setembro de 2016FAVELA IN RIO: RODA DE SAMBA COM UENDEL PINHEIRO E GRUPO SAMBA & CEVADA
3 de setembro de 2016CULTURA| Na programação desta sexta-feira, 2 de setembro, está o lançamento da exposição ‘Arena Conta Teatro e Resistência no Brasil’, a partir das 16h, na Galeria Franco Melchiorri. Além da exposição, às 20h, o público poderá conferir o espetáculo de teatro “Os olhos que não querem ver”, do grupo Casulo de Socília (RR), no Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana).
Para a valorização da cultura e suas manifestações artísticas, o Instituto Augusto Boal em pareceria com o Departamento Nacional do Sesc, realiza a exposição “’Arena Conta Teatro e Resistência no Brasil’, para relembrar a importância da trajetória do Teatro de Arena, sua militância e engajamento artístico e político no país.
Composta por sete painéis, a exposição percorre a história do Teatro de Arena, elenco de atores, diretores e autores por meio de documentos e fotos de espetáculos como: Arena Conta Zumbi, Arena Conta Tiradentes e Arena Conta Bolivar.
Às 20h, no Teatro Jaber Xaud, o espetáculo “Os Olhos que não querem ver” despertará novos olhares, pensamentos e sentimentos no público. O texto é inspirado em temas pertinentes na sociedade, inseridos no universo familiar e que resultam em um tratamento diferenciado, muitas vezes velados no intuito de se manter com uma aparência social aceitável. O trabalho se desenvolve com discussões sobre os temas investigados pelo grupo, através de reportagens, relatos pessoais dos integrantes ou experiências de terceiros. A direção e a dramaturgia são coletivas e visam estabelecer uma identidade autoral ao grupo.
Instituto Augusto Boal foi fundado em 2010, o objetivo principal é divulgar a obra do dramaturgo, seu pensamento e sua trajetória, do Teatro de Arena ao Teatro do Oprimido. Em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, o Instituto Boal tem a chance de mostrar para o Brasil um momento do percurso de Boal, onde a tentativa de dar uma resposta ao momento político brasileiro se materializa na criação do Sistema Coringa.
Integrantes que se uniram após a participação na Oficina de Teatro Sesc em Cena, em 2015, o grupo Casulo de Cecília representa o talento despertado através da arte e da iniciativa em aprender. Carol Lima, Gabriel Peixoto, José Mariz, Iasmin Kele e Kelry Leite, formam o grupo teatral.
No campo da cultura, o Sesc se dedica à promoção das artes e das manifestações culturais, valorizando artistas e engrandecendo a bagagem cultural da platéia. Iniciado no último dia 31, o Aldeia Cruviana, considerado um dos maiores eventos culturais da instituição, reunirá até o dia 10 de setembro, apresentações locais e nacionais. Nesta edição, outros projetos serão envolvidos como: Palco Giratório, Mostra Sesc Cenas Curtas de Teatro, Overdoze, além de projetos de educação da Escola Sesc.
A solenidade de abertura do Aldeia Cruviana será neste sábado, 3 de setembro, com a apresentação do espetáculo de rua ” A Casatória C’a Defunta”, que conta com texto e músicas de Romero Oliveira, direção e concepção de Marcos Leonardo. O espetáculo foi criado a partir de causos sertanejos, que vão desde os contos populares de assombração, até as cantorias e cantigas de roda, nutrindo o espectador com um texto que explora os elementos da cultura popular tradicional nordestina. O evento será gratuito, às 20h, na Praça Fábio Marques Paracat, localizada na Avenida Ene Garcez.
Confira a programação para os próximos dias:
Evento: Abertura da Exposição “Arena Conta Teatro e Resistência no Brasil”
Data: 2 de setembro (sexta-feira), às 16h- Galeria Franco Melchiorri (Sesc Mecejana)
Evento: “Os olhos que não querem ver” – Grupo teatral Casulo de Sofilha (RR)
Data: 2 de setembro (sexta-feira), às 20h- Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana)
Evento: Espetáculo de teatro “A Casatória C’a Defunta” – Cia Pão Doce de Teatro (RN)
Data: 3 de setembro (sábado), às 20h- Praça Fábio Paracat (Centro)
Evento: Intercâmbio de Teatro com a Cia Pão Doce de Teatro do (RN) e a Cia Sesc em Cena de (RR)
Data: 4 de setembro (domingo), às 15h- Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana)
Evento: Mostra de Cinema – Produções Locais
Data: 5 de setembro (segunda-feira), às 20h- Cine Sesc (Sesc Mecejana)
Evento: 9º Encontro de Ritmos – Fórum de Dança
Data: 6 de setembro (terça-feira), às 20h- Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana)
Evento: Espetáculo de Danças Orientais – Studio Lessiana Alencar
Data: 7 de setembro (quarta-feira), às 20h- Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana)
Evento: I Mostra Sesc Cenas Curtas de Teatro
Data: 8, 9 e 10 de setembro (quinta, sexta e sábado), às 19h- Teatro Jaber Xaud (Sesc Mecejana)
Evento: Overdoze
Data: 10 de setembro (sábado), das 9h às 21h- Sesc Mecejana
Atividades: Visitação ao Planetário; Exibição dos Curtas do P. I. (Programa de Integração); Show Musical com Cássio e Helena; Oficina de Cinema; Oficina de Danças Urbanas e Salão; Oficina de Música; Oficina de Artes Visuais; Visitação na Exposição “Arena Conta Teatro e Resistência no Brasil”; I Mostra Sesc Cenas Curtas de Teatro.