PROJETO HERMES: ESCOLA SESC PROMOVE LANÇAMENTO DE FOGUETE EXPERIMENTAL
12 de setembro de 2016AMAZONENSE ALEX MARTINS FATURA MUNDIAL MÁSTER DE JIU-JÍTSU NOS ESTADOS UNIDOS
13 de setembro de 2016CIÊNCIA| Foi realizada nesta segunda-feira (12/09), na Escola Superior Batista do Amazonas (ESBAM), em parceria com o Laboratório de Malária/Dengue da Coordenação de Pesquisas em Ciências da Saúde do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCT), uma exposição dos estágios de desenvolvimento do “Aedes aegypti” e a palestra “Aedes aegypti”: informações, mitos e a realidade da Dengue, Chikungunya e Zika no Amazonas.
A convite do Coordenador do Curso de Ciências Biológicas, Wagner Alan Moreira, a palestra foi proferida pelo professor e pesquisador Dr. Pedro Wanderli Tadei, uma das maiores autoridades internacionalmente reconhecida no assunto. Tadei é pesquisador titular e coordenador do laboratório de malária e dengue – INPA.
O pesquisador possui graduação em Licenciatura em História Natural pela faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto, mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Genética) pela USP. Atua nos cursos de pós-graduação de Entomologia e Genética, Biotecnologia da UEA/UFAM e Bionorte. Participa de projetos de pesquisa interinstitucionais nacionais e internacionais. Possui experiência na área de entomologia médica, com ênfase aos estudos de vetores, atuando principalmente em pesquisas voltadas à malária e dengue, Bioecologia de Anofelinos e de “Aedes aegypti”, controle químico e biológico, nanocompósitos e biotecnologia.
A programação faz parte da Semana de Responsabilidade Social para a Comunidade que continua nesta terça-feira (13/09) e se estende até sexta-feira (17/09) na ESBAM, cujo objetivo é promover ações sociais voltadas para diversas áreas, como por exemplo as educacionais, culturais, de saúde e meio ambiente. A Ação é promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES), que assinaram em fevereiro de 2016, o Pacto da Educação Brasileira contra o Zika, visando mobilizar o segmento particular de Ensino Superior para esclarecer dúvidas e auxiliar no combate ao mosquito e permitir que os envolvidos, como coordenadores de cursos, professores e alunos criem ações que beneficiem a comunidade.
No sentido de democratizar a temática, as mostras e palestras estão abertas não apenas para o corpo discente e docente da ESBAM, mas também para acadêmicos de outras Instituições de Ensino Superior, alunos do Ensino Médio e para a sociedade em geral, tendo continuidade nesta terça-feira (13/09), a partir das 18:30h, na sede da Instituição.
SERVIÇO
O quê: Exposição dos Estágios de Desenvolvimento do “Aedes aegypti”
Quando: 13 de setembro de 2016, das 18h 30 às 22h
Onde: Laboratório de Microscopia da ESBAM
Quanto: Entrada gratuita com 10h de Atividades Complementares
Informações: 3305-1827 (Coordenação de Extensão)