DÉCIMA EDIÇÃO DO BIG WAY FIGHT ACONTECE NO DIA 22 NA ARENA AMADEU TEIXEIRA
7 de outubro de 2016CAMPEONATO SESC DE ESCOLINHAS SOCIETY ACONTECE NO COMPLEXO ESPORTIVO SESC MECEJANA
7 de outubro de 2016POLÍTICA| O Sesc-RR está desenvolvendo com os alunos da Escola Sesc o projeto ‘Eu, Eleitor’, com o intuito de aproximá-los da realidade das campanhas eleitorais do Brasil e conscientizá-los enquanto jovens sobre a responsabilidade e a importância do voto ético. O projeto se estende até o dia 17 de outubro.
Lucelia Lucena, professora de língua portuguesa, iniciou o projeto com a finalidade de possibilitar aos alunos uma formação cultural e cívica, fortalecendo as relações sociais, além de discutir o papel do jovem como cidadão e agente de mudança na família e na sociedade. Professores de outras disciplinas se interessaram pela atividade, incluindo em suas aulas noções de ética, solidariedade, cultura, direitos humanos e coletividade.
“Este projeto é muito dinâmico, será um verdadeiro pleito eleitoral dentro da escola. Os estudantes terão que atuar como candidatos, realizarão suas campanhas através de vídeos, cartazes e discursos para os demais alunos. Para encerrar o projeto, haverá uma votação e no dia 17”, relatou Lucelia.
Lucélia explica ainda que a atividade vai além da produção de ideias e propostas, é um instrumento de democracia, capaz de tornar os jovens mais seguros, contribuindo assim para um país com sociedade participativa. “Para contarmos com uma massa de jovens bem informados sobre processo eleitoral, precisamos que entendam o que é corrupção, propagação social, práticas argumentativas, vocabulário persuasivo. Por isso o projeto estimula os alunos para vivenciar o que é ser candidato ou eleitor”, explicou.
Baseado no Programa Eleitor do Futuro, idealizado pelo Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Sálvio de Figueiredo Teixeira em 2002, o Sesc Roraima regionalizou o projeto, atualizando-o com notícias e depoimentos sobre as eleições 2016.
A intenção é criar uma cultura popular de participação política e vigilância consciente das campanhas eleitorais, além de fomentar uma mentalidade de valorização da soberania popular consciente e livre de vícios.