EXPOSIÇÃO “CAMINHOS DE RIOS” DEMOCRATIZA ARTE DIGITAL NO INTERIOR DO AMAZONAS
22 de dezembro de 2016SINDICATO DOS MÚSICOS REALIZA AÇÃO DE SOLIDARIEDADE NO LES ARTISTES CAFÉ TEATRO
23 de dezembro de 2016LITERATURA| O livro “Beira de rio”, do escritor e diretor teatral Rodrigo Vrech, está entre os 10 finalistas do Prêmio Kindle de Literatura, após concorrer com mais de 2.300 obras.
“Beira de rio”, está entre as 10 obras pré-selecionadas, e a expectativa de estar entre as 3 finalistas, divulgadas no dia 9 de janeiro de 2017 é muito grande. A apresentação e premiação da grande obra vencedora acontece no dia 17 de janeiro de 2017.
O livro retrata as chegadas e partidas de diversos personagens atravessados pelos mais de cem anos da cidade de Porto Velho, capital de Rondônia e comunidades banhadas pelo rio Madeira. A enchente história de 2014, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, o garimpo de ouro, as linhas telegráficas de Marechal Rondon, as usinas hidrelétricas, o uso religioso da ayahuasca, a migração haitiana, a cultura ribeirinha, o folclore amazônico, os conflitos indígenas no sul do Amazonas… Um extenso estudo histórico, social e cultural que alimenta uma trama recheada de personagens complexos em busca de suas próprias identidades.
Rodrigo Vrech é diretor e dramaturgo da Beradera Companhia de Teatro e residiu na cidade de Porto Velho entre os anos de 2012 e 2015. As pesquisas bibliográficas, entrevistas com moradores, visitas a comunidades indígenas e povos ribeirinhos, além das vivências neste curto período servem de pano de fundo para esta trama fictícia fortemente impactada pela realidade.
O livro, por enquanto, só está disponível em versão digital. Caso seja contemplado pelo Prêmio Kindle será publicado pela Editora Nova Fronteira e disponibilizado em livrarias de todo o país. Quem já tiver interesse de ler o livro digital, e quiser colaborar para aumentar suas chances de ser contemplado pelo prêmio, pode adquiri-lo através do link: https://www.amazon.com.br/dp/B01LYQZDQ9