EXPOSIÇÃO PAPER CRAFT ATRAI CRIANÇAS E ADULTOS
16 de fevereiro de 2017PROGRAMAÇÃO GRATUITA PARA AS CRIANÇAS NO CARNAVAL
20 de fevereiro de 2017Por Mairkon Castro
CARNAVAL 2017│ Após 30 anos à frente de um dos principais itens que compõe a magia folclórica do Boi-Bumbá Caprichoso, o Pajé Waldir Santana inicia sua despedida desfilando na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, à frente de uma ala que representa os índios guerreiros kuarup xiguanos, que protegem as florestas. O papel principal, representado pelo pajé será dar a benção a agremiação. Waldir Santana afirmou ainda ao Portal Cultura Amazônica, com exclusividade, que o convite partiu do carnavalesco Cahê Rodrigues, que também convidou a eterna Cunhã-Poranga Maria Azêdo e a rainha do folclore do Boi Caprichoso e Miss Amazonas Brenna Dianá. As duas personalidades serão destaques principais de dois dos mais belos e luxuosos carros alegóricos da agremiação.
De acordo com Waldir Santana, o apelo emblemático do samba enredo deste ano, que tem como tema ‘Xingu – O clamor que vem da Floresta’, “Traz à tona os problemas causados pelo homem ao meio ambiente, um exemplo crucial é a poluição dos rios, os valores indígenas que estão sendo destruídos e o poder da evolução do homem que estão degradando o habitat natural dos índios, estamos aqui para divulgar a nossa forte cultura e levar Parintins para o mundo. Estou muito feliz de estar encerrando minha trajetória como item na apoteose da marques de Sapucaí”, afirmou o artista que representou por três décadas o Pajé do boi-bumbá Caprichoso no Festival de Parintins.
O enredo conta a linda história da preservação do rio Xingu e toda vida indígena que existe nas florestas do Brasil. A escola desfila na madrugada do dia 25 de fevereiro, na Marquês de Sapucaí, direto da ‘Cidade Maravilhosa’, onde os itens do Boi de Parintins, vão desfilar ao lado de personalidades nacionais e internacionais, como Luiza Brunet.