SHOW “IANAYRA: CANTOS E TOADAS” MOVIMENTA PARINTINS NESTA SEXTA-FEIRA (10/03)
9 de março de 2017EXPERIÊNCIA E TALENTO SÃO GRANDES APOSTAS DO BOI CAPRICHOSO
10 de março de 2017CULTURA| O fim de semana em Manaus vai ser movimentado! Neste sábado (11), a partir das 19h, o Largo de São Sebastião recebe a segunda edição do Encontro de Bateristas de Manaus. O evento, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, terá a participação especial da Amazonas Filarmônica, um dos principais Corpos Artísticos do Amazonas.
Sob a regência de Marcelo de Jesus, a Filarmônica traz um repertório eclético, executando obras de compositores eruditos, como Wolfgang Mozart, Gioacchino Rossini e Georg Friedrich Händel, e contemporâneos, como John Williams, Oliver Adams e Ari Barroso, além de músicas de famosas bandas de rock, como Black Sabbath e Queen.
De Mozart, Rossini e Händel, a orquestra interpreta o primeiro movimento, Allegro, da peça Eine kleine Nachtmusik (Uma Pequena Música Noturna, em alemão); a famosa Abertura da ópera Guillaume Tell; e o mundialmente aclamado coro Hallelujah do oratório O Messias, respectivamente.
Dos contemporâneos, a Filarmônica traz a famosa Marcha Imperial, composta por John Williams para a aclamada série de filmes Star Wars, além da peça Fight!, composta por Oliver Adams e Yoko Shimomura, com arranjo de Hugo Pinheiro. Nos clássicos do rock mundial, a Orquestra interpreta Smoke In The Water, da banda Deep Purple, Paranoid, de Black Sabbath, e We Will Rock You, da banda Queen.
Finalmente, chegando aos compositores brasileiros, a orquestra traz a música-símbolo do Brasil, Aquarela do Brasil, composta por Ari Barroso, com arranjo do Maestro Duda e de Gabriel Lima. Entra no repertório também a famosa canção amazonense Porto de Lenha, de Zeca Torres e Aldisio Filgueiras, e Brasileirinho, de Waldir Azevedo.
Fundada no ano de 1997, a Amazonas Filarmônica se consagra atualmente como uma das principais orquestras do Brasil. Integrando os Corpos Artísticos do Amazonas, gerenciados pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, durante os seus 20 anos de existência, a Filarmônica participou das 19 edições do Festival Amazonas de Ópera, além de realizar anualmente as séries Guaraná e Encontro das Águas. Tem como regentes os maestros Luiz Fernando Malheiro (principal), Marcelo de Jesus (adjunto) e Otávio Simões (assistente).
Foto: Bárbara Umbra.
SERVIÇO
O quê: Concerto da Amazonas Filarmônica no II Encontro de Bateristas de Manaus
Data: Sábado, 11 de março de 2017, às 19h
Local: Largo de São Sebastião
Entrada: franca.
Público-alvo: Livre