COMÉDIA COM MARCUS MAJELLA SERÁ EXIBIDA ATÉ O FINAL DE JULHO NO CINE ESTAÇÃO
17 de julho de 2017MANAUS RECEBE A TURNÊ “A TARDEZINHA” COM CLÁSSICOS DO SAMBA E PAGODE
18 de julho de 2017DOCUMENTÁRIO| Com o título de “Marajó das Letras – Os abridores de letras da Amazônia Marajoara”, o documentário fruto do projeto “Letras que flutuam”, será exibido nos mesmos municípios onde foram realizadas as filmagens: Soure, Salvaterra, Curralinho, São Sebastião da Boa Vista, Breves e Ponta de Pedras. Em Belém sua exibição acontece nos dias 22 e 25/07, no Centro Cultural Sesc Boulevard (Av. Boulevard Castilhos França, 522- Campina, Belém – PA), às 18h e 16h, respectivamente, com entrada gratuita.
Abrir letras em barco é um ofício associado à pintura tradicional com pincel, técnica pela qual os nomes das embarcações são pintados com letras coloridas decoradas. Detentores dessa técnica, encontramos artistas que se destacam em todos os municípios, uns com conhecimento prévio adquirido em cursos, outros cujo aprendizado se deu de forma cotidiana. Um sintoma muito evidente no Marajó, no entanto, é a presença da pintura com pistola – à qual chamam de “grafite” – muito marcante em embarcações menores, as chamadas “rabetas”.
A presença de embarcações grafitadas vem crescendo, com suas artes aplicadas com pistola e stencil, simulando efeitos de luz, vento, fogo e texturas diversas. “O maior acesso a informação que as novas tecnologias proporcionam vai impactar a paisagem visual da Amazônia ribeirinha. A questão é como estas linguagens, as tradicionais e as inovadoras, podem coexistir de maneira construtiva. A educação e a valorização da cultura são chaves para essa relação”, explica a diretora do documentário Fernanda Martins.
A entrada é gratuita e para maiores informações: (91)98232-7429.