MAIS DE OITO MIL PESSOAS VISITARAM A EXPOSIÇÃO QUE REÚNE OS CARROS LUXUOSOS DO MUNDO
15 de agosto de 2017TCHAIKOVSKY E SHOSTAKOVICH SÃO TEMA DE CONCERTO DA AMAZONAS FILARMÔNICA NESTA QUINTA-FEIRA (17)
15 de agosto de 2017CULTURA| Indicação da Colômbia ao Oscar de Filme Estrangeiro no ano passado, o longa-metragem “O Abraço da Serpente” (2015) será exibido em duas sessões gratuitas nesta sexta-feira (18), às 16h e às 19h, no Auditório Gabriel Gentil do Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), no Distrito Industrial, Zona Sul de Manaus. A iniciativa é uma realização do Consulado Geral da Colômbia em parceria com o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Além da indicação no Oscar 2016, “O Abraço da Serpente” foi premiado internacionalmente em diversos eventos de renome, entre eles o Art Cinema Award, na Quinzena de Produtores do Festival de Cannes, e foi o vencedor do Prêmio Ariel de Melhor Filme Ibero-Americano, em 2016. O longa colombiano também ganhou troféus nos festivais de Istambul, de Lima, de Mar Del Plata e de Rotterdam, entre outros.
Aventura na Amazônia
Com duração de duas horas, o drama dirigido por Ciro Guerra apresenta o diário de expedição de dois viajantes europeus que percorreram o rio Amazonas no início e na metade do século XX em busca de uma planta considerada mítica para os aborígenes. A expedição torna-se, mais tarde, o fio condutor do filme.
A história começa com Théo (Jan Bijvoet), um explorador europeu que, com a ajuda do xamã Karamakate (Nilbio Torres), percorre o rio Amazonas em busca da mítica planta dos indígenas, que ele acredita que pode curar a sua enfermidade. Quarenta anos depois, outro explorador chamado Evan (Brionne Davis) percorre o mesmo caminho de Théo, mas desta vez tenta convencer um Karamakate já idoso (Antonio Bolívar) a ajudá-lo.
“O Abraço da Serpente” foi o primeiro filme indicado pela Colômbia para disputar uma vaga à indicação de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar. O longa-metragem é baseado nos diários dos cientistas Theodor Koch-Grünberg e Richard Evan Schultes, e tem diálogos nas línguas de diversas etnias indígenas da Amazônia internacional, entre elas Tikuna, Wanano, Bora e Ocaina – esta a mesma do protagonista do filme, o ator indígena Antonio Bolívar.
Cancelamento
Previamente agendada para as sessões de “O Abraço da Serprente” em Manaus, a presença do ator Antonio Bolívar, de 73 anos, foi cancelada devido a complicações de um acidente sofrido há poucos dias pelo protagonista do longa. Apesar da ausência, as sessões gratuitas do filme no CCPA ficam mantidas, nos mesmos dia e horários previamente definidos: sexta-feira (18/08), às 16h e às 19h.
Serviço: Exibição do filme O Abraço da Serpente
Data/hora: Sexta-feira, dia 18 de agosto de 2017, às 16h e às 19h
Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Praça Francisco Pereira da Silva, S/Nº, Distrito Industrial
Entrada: Gratuita
Classificação indicativa: 16 anos