AMAZÔNIA É TEMA DE ESPETÁCULO DE ALUNOS DO LICEU DE ARTES E OFÍCIOS CLAUDIO SANTORO
6 de outubro de 2017Klinger Araújo grava DVD no Teatro Amazonas comemorando 30 anos de carreira
7 de outubro de 2017
DANÇA| O Teatro Amazonas recebe mais uma vez o Balé Folclórico do Amazonas, com o espetáculo Causos de Cunhã, no sábado (7), a partir das 20h, e no domingo (8), a partir das 19h. A montagem, com realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, é estrelada somente pelas mulheres do Balé, que abordarão lendas e coreografias do folclore tradicional, como o Maçariquinho e Olodum.
Levando arte folclórica e através da temática voltada para a vivência feminina em nossa região ao longo dos anos para o palco do Teatro Amazonas, a companhia vai explorar na apresentação, com duração aproximada de 1 hora, lendas do folclore popular, com direito a um cenário totalmente voltado para a vida ribeirinha, recheado de paneiros, flores, cuias e pinturas, retratando também o cotidiano indígena.
Ao todo, 13 bailarinas participam do espetáculo, que aborda todas a vertentes da mulher, da ribeirinha à moderna. Na maior parte da apresentação, as bailarinas vestirão apenas tops e biquínis coloridos, e logo depois, usarão saias e vestidos para melhor retratar a mulher ribeirinha. Ao final do espetáculo, se aproximando da realidade conhecida atualmente, farão uma representação da mulher do século XXI.
O ESPETÁCULO
A concepção original de Causos de Cunhã é de Muriel Gonçalves, ex-integrante do Balé Folclórico do Amazonas. Coube a Magda Carvalho e Eduardo Amaral a readaptação coreográfica, com o auxílio de Conceição Souza, diretora do Balé Folclórico do Amazonas, além da definição do repertório da apresentação.
De acordo com a assistente de direção do Balé e coreógrafa da releitura deste espetáculo, Magda Carvalho, a versão atual é diferente da original, idealizada por Muriel, por acrescentar itens do folclore amazônico à encenação, além de trazer cenas teatrais.
“Essa apresentação, apesar de ter a essência do primeiro espetáculo, é completamente diferente. Utilizamos algumas cenas do espetáculo original, como as lendas, e adicionamos elementos do nosso folclore e cenas de teatro, com três poemas de Celdo Braga, um deles ‘Mulher’, que retrata a vivência da mulher moderna”, explica.
Para mais informações sobre essas e outras ações, projetos e atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado de Cultura, acesse o Portal da Cultura (www.cultura.am.gov.br). Confira também os perfis do órgão nas redes sociais Facebook (facebook.com/culturadoamazonas), Twitter (@SEC_Amazonas) e Instagram (@secretariaculturaamazonas).
Serviço: Espetáculo Causos de Cunhã com o Balé Folclórico do Amazonas
Data/hora: Sábado, 7 de outubro, às 20h; e domingo, 8 de outubro, às 19h
Local: Teatro Amazonas, avenida Eduardo Ribeiro, 659, Centro
Entrada: Gratuita
Informações: (92) 3232-1768