ENJOY CANADA REALIZA PALESTRA SOBRE “INTERCÂMBIO CULTURAL” NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA (15/03)
9 de março de 2018JESSÉ DE ARAÚJO INAUGURA EXPOSIÇÃO NO PAÇO DA LIBERDADE
12 de março de 2018FOTOGRAFIA| Com décadas de trabalho dedicadas à curadoria em fotografia a paulista Rosely Nakagawa desembarca em Belém para participar da comissão de seleção do 9º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, mas antes disso ela terá um encontro com o público. A programação “Trajetória da curadoria de fotografia brasileira – uma conversa com Rosely Nakagawa” será realizada na próxima sexta-feira (16), às 19h, no Museu da UFPA, com entrada franca.
Serão debatidos temas como curadoria, mercado, coleções fotográficas e como tudo isso se relaciona com aqueles que produzem as imagens.
A associação entre curador e artista é fundamental no cenário artístico atual. Mais do que um editor, o curador se mostra como alguém que trabalha em conjunto, ativando a percepção do fotógrafo, além de propor situações e questionamentos que façam ele refletir sobre o trabalho desde o seu conceito até a apresentação final.
Rosely conversará com o público sobre seu trabalho com os artistas da fotografia e sobre a valorização da atividade curatorial como um campo de reflexão sobre arte.
COLEÇÃO DE FOTOGRAFIAS
A formação de coleções fotográficas é uma atividade que vem crescendo junto da discussão sobre curadoria. Uma vez que ao optar por fazer a guarda de fotografias, o colecionador torna-se alguém que guarda também a memória. Com esse pensamento, em 2016 o Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia apresentou ao público a coleção de fotografia contemporânea que vem construindo desde o início do projeto ainda em 2010. Uma coleção compartilhada sob a guarda do Museu da UFPA e do Espaço Cultural Casa das Onze Janelas. Uma coleção em constante processo de atualização, que conta com trabalhos de artistas de todas as regiões do país e em diferentes suportes e linguagens.
ROSELY NAKAGAWA
É arquiteta graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP/SP, com especialização em Museologia (USP) e em Semiótica da Comunicação (PUC/SP). Sóciafundadora das edições João Pereira (1974), curadora fundadora da galeria Fotoptica de 1979 até 1986, foi curadora da Casa da Fotografia Fuji de 1997 a 2004 e das galerias FNAC de 2004 a 2009. Atua como curadora independente. Realizou exposições em capitais brasileiras, como Panorama da Fotografia Paraense, na Casa das Onze Janelas, em Belém do Pará; no Memorial da Cultura Cearense, de onde é membro do Conselho. Em São Paulo atua nos espaços culturais SESC/SP, Caixa Cultural, MASP, Pinacoteca do Estado, Centro Cultural Vergueiro, Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural, Fundação Bienal, entre outras galerias particulares. No exterior foi curadora de mostras de fotografia contemporânea no PS1 Moma Long Island, Gugguenheim
Soho e no Centro de Cultura Brasil EUA, em Washignton nos Estados Unidos. No Japão realizou a mostra MixSíntese de nipo-brasileiros no Centro Metropolitano de Fotografia Contemporânea, em Nagoya. Na Europa realizou mostras no Centro Regional de Fotografia em Douchy les Mines, França, em 2004; Festival de Arles, França, em 2006; e, em Portugal, no Museu de Estremoz, em 2010. Em 2011 realizou, em cocuradoria com Guy Veloso, a mostra Extremos, na Europalia, em Bruxelas. Na América Latina organizou mostras e palestras em Buenos Aires, Argentina (1998) e México (Centro de La Imagen 1996 e 2011) e Montevideo (CDF).
O Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia é uma realização do jornal Diário do Pará com apoio institucional do Museu do Estado do Pará – MEP, do Sistema Integrado de Museus/ Secult-PA e do Museu da UFPA.
SERVIÇO: Diário Contemporâneo realiza Conversa com Rosely Nakagawa.
Data: 16 de março de 2018, às 19h.
Local: Museu da UFPA- Av. Governador José Malcher – esquina com Generalíssimo Deodoro).
Entrada franca
Informações: R. Gaspar Vianna, 773 – Reduto. Contatos: (91) 3184-9310;98367-2468; diariocontemporaneodfotografia@gmail.com. Confirme presença no evento AQUI