PARINTIN POINT MOVIMENTA A ILHA TUPINAMBARANA DURANTE FESTIVAL FOLCLÓRICO
21 de maio de 20183ª EDIÇÃO DA MARATONA KIDS ACONTECE NA VILA OLÍMPICA DE MANAUS
22 de maio de 2018TURISMO| Os potenciais turísticos nas áreas urbanas de Manaus estarão em debate durante a 10ª edição do Workshop de Turismo da Prefeitura de Manaus. O encontro promovido pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) ocorrerá nesta quinta-feira, 24/5, no Les Artistes Café Teatro, Centro Histórico de Manaus. As inscrições estão abertas e são gratuitas.
Segundo a doutora em Geografia Humana, Selma Batista, que ministrará a palestra, a proposta é apresentar aos participantes do workshop lugares na cidade de Manaus com potenciais turísticos, porém que ainda não estão de forma ordenada para a prática, nas seis zonas da cidade.
“O objetivo é mostrar uma Manaus com ‘centralidades’ no Turismo, onde ele é evidente, onde tem infraestrutura, ofertas de serviços, equipamentos e onde está consolidado. Mas também apresentar áreas com potencialidades, que podem não estar numa área central, mas pode resultar em um produto turístico que precisa ser despertado”, explicou.
Para a doutora, zonas periféricas da cidade, por estarem mais distantes, precisam ser mostradas a partir de um ordenamento e planejamento turístico a fim de valorizar a amplitude de Manaus em sua totalidade. “Isso exige da gente conhecer Manaus na sua extensão. Quantas pessoas conhecem o Puraquequara ou o limite da Cidade Nova?”, questionou a professora.
Como exemplos de áreas urbanas com potencial turístico Selma citou todo o Complexo do Centro Histórico de Manaus, a Reserva Ducke, a nascente do Mindu (Zona Norte), a área de produção de hortaliça, o cultivo de orquídeas e o ecoturismo na Zona Leste, entre eles a Torre da Embratel que possui uma vista privilegiada do encontro das águas.
Workshop
A rodada de palestra iniciará às 13h30 com Ícaro Costa falando sobre “Empreendedorismo e Gastronomia”. Em seguida, às 14h10, a professora Selma Batista apresentará a palestra “Turismo em Áreas Urbanas”. Já Amilton Gadelha explanará, às 14h50, sobre “Etnoturismo e as Políticas Públicas do Estado”. Encerrando a programação, às 15h30 iniciará a mesa redonda.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas enviando nome completo, instituição e telefone para o email manauscult.inscrição@gmail.com. Também poderão ser feitas no dia do evento. O limite é de até 100 participantes. No final do encontro, serão entregues os certificados com carga horária.
O Workshop de Turismo reúne alunos, professores, especialistas, profissionais do trade turístico, agentes do turismo e de atividades relacionadas à área e o público em geral. O último encontro realizado ocorreu em março deste ano, abordando o tema “Plataformas digitais e o Turismo”.
Fotos: Ingrid Anne / Manauscult