EXPOSIÇÃO MOSTRA A HISTÓRIA DO GRUPO DE TEATRO FÊNIX
8 de junho de 2018FINAL DE SEMANA SERÁ DE MUITOS FESTEJOS JUNINOS
8 de junho de 2018EDUCAÇÃO| Mais de 10 mil alunos de 14 escolas da rede municipal de ensino vão contar, a partir de agora, com um laboratório didático móvel de ciências. As escolas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) contempladas alcançaram o 1º e 2º lugares da etapa municipal da 5ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (Cnijma). Os laboratórios reúnem mais de 270 itens de diferentes materiais, com aproximadamente 821 componentes.
A subsecretária de gestão de educacional, Euzeni Trajano, salientou que o intuito pedagógico do laboratório é subsidiar o trabalho que as escolas fazem voltado ao meio ambiente e, sobretudo, mais uma ferramenta de aprendizagem na rede municipal de ensino que ajudará os professores a trabalhar de forma mais atrativa diversas disciplinas.
“O laboratório tem um material pedagógico muito rico, a partir do qual os alunos vão poder desenvolver experiências e projetos, que, inclusive, foram trabalhados na etapa municipal e estadual da Conferência e, vai possibilitar, ainda, que o aluno o compreenda não só aspecto teórico trabalhado em sala de aula, mas também o prático, envolvendo, por exemplo, a matemática, geografia, entre outros”.
Laboratório
O laboratório conta com materiais e acessórios de um laboratório convencional. Possui manuais de práticas e apoio didático e não necessitam de uma sala exclusiva, podendo ser utilizados em locais abertos.
Também são autônomos em água e energia elétrica, equipados com ar comprimido e um conjunto de materiais, que possibilitam práticas experimentais para atender às aulas de ciências da natureza, química, física e biologia. Possui ainda painel eletrônico e, devido à sua flexibilidade e mobilidade, permite que sejam utilizados simultaneamente por várias turmas.
Dentre os materiais que acompanham o laboratório há microscópio, parquímetro, bússola, béquer, multímetro, além de jogos lúdicos, quites de primeiros socorros e mini lousa.
Segundo a gestora da escola Vicente de Paula, Maria Santana Cunha, o laboratório vai ajudar a fortalecer as ações idealizadas e apoiadas pela unidade. “Este laboratório vai ajudar a potencializar e fortalecer as ações que a escola vem realizado e, sobretudo, vai desenvolver o potencial dos nossos alunos. Por isso, a escola Vicente de Paula só tem a agradecer”.
Após todos os kits serem entregues, os professores das escolas contempladas passarão por capacitação para aprender a manusear o aparato pedagógico que acompanha o material, como explicou a articuladora da comissão organizadora da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente pela Semed, Ana Lúcia Barros.
“Nos dias 12 e 13 de junho terá uma formação com professores das escolas contempladas, ministrada com os pesquisadores que produziram e pensaram o laboratório móvel. Depois desta etapa, será feita a instalação dos laboratórios com técnicos da empresa, juntamente com uma equipe da Semed. Vale ressaltar que haverá um monitoramento constante da secretaria para observar o uso desse material in loco”, disse.
Fotos: Lton Santos/Semed