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12 de julho de 2018CINEMA| O documentário “Benedito que subia: Do profano ao divino” da diretora e roteirista IzisN foi vencedor de roteiro no concurso do edital Curta Afirmativo/2014, do Ministério da Cultura, bem como também contou com o apoio da Universidade Federal do Mato Grosso-UFMT e com a produção da Maya Filmes sediada em Manaus.
O filme foi produzido em 2016, durante os festejos de São Benedito na cidade de Cuiabá. A festa de São Benedito realizada em Cuiabá é segunda maior festa religiosa do mundo em horaria ao Santo Negro depois de sua cidade natal Palermo na Itália, sendo ainda a maior da América Latina e a segunda maior no Brasil.
A sua estreia nacional ocorreu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 06 de setembro de 2017, no Cine Odeon, durante o 10º Encontro de Cinema Negro, mostra esta que selecionou o filme entre mais de 160 inscritos de todo o Brasil, ficando então entre os 40 que foram exibidos durante o evento que reuniu representantes da África, Caribe e Brasil.
O documentário aborda em 25 minutos é um breve recorte da diferença da festa ao Santo Negro do século XVIII, com a festa dos dias atuais através de relatos que foram ao longo do tempo sendo passados de geração a geração e a vivência de entrevistados que vivenciaram ao longo do tempo as mudanças mais recentes dos últimos 30 anos.
Através dos relatos dos entrevistados da obra a diretora descobriu que a festa de São Benedito em Cuiabá não é somente um ato religioso, mas sim um instrumento de inclusão social, cultural e de uma tradição que faz parte do dia a dia do povo cuiabano e o que faz dessa festa algo único e especial frente às outras festas religiosas do Brasil por não haver a intervenção do estado inserida nela como acontece em outras festas religiosas no Brasil a exemplo de Nosso Senhor do Bomfim em Salvador ou o Círio de Nazaré em Belém.
Os primórdios da festa de São Benedito teve seu marco histórico realizado na Rua de Cima, atualmente conhecida como Rua Pedro Celestino, no centro velho de Cuiabá.
Ao traçar um contraponto artístico e cultural descobriu-se que a festa era realizada exclusivamente por negros, de maioria escravos, que tinha naquela época representação, beleza e riqueza de origem africana. Outro ponto a ser destacado é o papel da igreja quando pôs fim na dicotomia entre pobres, ricos, brancos e negros dentro do mesmo espaço para uma verdadeira expressão cultural e fé a São Benedito.
Benedito que subia: Do profano ao divino após a sua estreia na cidade do Rio de Janeiro em 2017, participou do 34º Festival de Cine de Bogotá e do 15º Bogoshort Film Market, ambos na cidade de Bogotá na Colômbia e também foi selecionado para o Vídeo Library 2018, evento que aconteceu somente para convidados dentro do 33º Festival Internacional de Guadalajara no México. Em Abril o documentário também teve a sua primeira exibição pública em Cuiabá como um dos filmes selecionados a ser exibido na Mostra SESC de Cinema 2018 onde disputou uma vaga para representar o Mato Grosso no Cine SESC em São Paulo. Apesar de não conquistado a vaga nacional no Cine SESC de Cinema, ele teve destaque em sua montagem como obra de documentário. Agora em Manaus o filme será exibido pela primeira vez no dia 12 de Julho, dentro Cineclube de Arte, às 19hs. No Teatro da Instalação, na Rua Frei José dos Inocentes, S/N, no Centro de Manaus e depois somente será exibido dentro do circuito da UFMT na cidade de Barra do Garça no Mato Grosso.