GAÚCHO’S GOURMET, MANAUS, É CAMPEÃO NACIONAL DO CONCURSO “O QUILO É NOSSO”
8 de novembro de 2018ESPECIALISTAS DISCUTEM IMPACTOS AMBIENTAIS E RECURSOS HÍDRICOS NA ESBAM
10 de novembro de 2018SUSTENTABILIDADE| Funcionando há pouco mais de oito meses, o Projeto Renove Manauara Sustentável, promovido pelo Manauara Shopping, um empreendimento Sonae Sierra Brasil, já beneficiou diretamente dez escolas da rede pública de ensino, que receberam fertilizantes orgânicos produzidos na usina de compostagem do centro de compras e ferramentas para a produção de hortas dentro do ambiente escolar.
Todos os insumos são produzidos na usina de compostagem no próprio centro de compras, que é mantida com os resíduos orgânicos (como restos de alimentos) coletados na praça de alimentação do shopping.
“As sobras de alimentos são transformados em adubo para a manutenção da nossa horta, que funciona no estacionamento G8. Além de dar um aproveitamento ambientalmente melhor para os resíduos coletados do shopping diariamente, estamos levando este benefício aos estudantes da rede pública de ensino, com a finalidade de colaborar na cultura alimentar e nutricional dos escolares de ensino fundamental, com o entendimento de que é possível promover a educação integral dos alunos, por meio das hortas escolares incorporando a alimentação nutritiva, saudável e ambientalmente sustentávelalém de poderem utilizar o alimento produzido na merenda escolar”, afirmou o superintendente do Manauara Shopping, Fábio Deganutti.
As escolas beneficiadas pelo projeto foram Violeta de Mattos, Jorge Amado, Carmem Haggae, Dulcinildes, Zenir Pinto, João Paulo 2, Maria Emilia, Francisco Nunes e Alvaro Valle.
A usina de compostagem permite que o fertilizante orgânico esteja pronto em apenas uma hora, reduzindo em 70% o volume dos resíduos orgânicos coletados no centro de compras. Em oito meses, já foram compostados cerca de 50 toneladas de resíduos orgânicos, usados na horta e no jardim do centro comercial. Dentre as hortaliças colhidas no local estão couve, alface, coentro, tomate e pimenta.
Sobre o Manauara Shopping
Inaugurado em abril de 2009, o Manauara Shopping é um empreendimento da Sonae Sierra Brasil, empresa especialista em shopping centers e uma das principais proprietárias, desenvolvedoras e administradoras do Brasil. A empresa é proprietária de nove shopping centers em operação e administra mais um shopping de terceiros, totalizando 474,7 mil m² de Área Bruta Locável (ABL) e2.103 lojas.
O Manauara Shopping tem sua temática inspirada na fauna, na flora e na cultura da Amazônia, representados em grafismos, decoração, mobiliários, pisos, forros e luminárias que possuem acabamento com cores e materiais do artesanato local. O “Encontro das Águas” dos rios Negro e Solimões, uma das maiores atrações turísticas de Manaus, inspirou o logotipo do empreendimento e está representado na cobertura do edifício.
Com 47 mil m² de ABL, possui 233 lojas distribuídas entre os seus quatro pisos: Buriti, Açaí, Tucumã e Castanheiras. Além de 13 lojas âncoras, possui 10 salas de cinema PlayArte, Magic Games – espaço de jogos e diversões eletrônicas – e um teatro com 600 lugares.
O Manauara Shopping tem certificação na ISO 14001 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001 (Saúde e Segurança) – ambas concedidas em 2012. Possui também o Certificado de Excelência 2016, na categoria Compras do TripAdvisor, pela boa qualidade das avaliações que recebe de clientes e visitantes e está em terceiro lugar na categoria Pontos Turísticos da cidade de Manaus.