BATALHA DE DJS PROMOVE APRESENTAÇÃO NA FEIRA ALTERNATIVA FUÁ NESTE DOMINGO
2 de maio de 2019‘MARIA STUARDA’ MOSTRA RIVALIDADE ENTRE RAINHAS NO 22º FESTIVAL AMAZONAS DE ÓPERA
2 de maio de 2019EVENTO| Pesquisador das Artes Cênicas, História e Teorias da Comunicação, o jornalista e professor Antônio Hohlfeldt é o convidado da noite desta quinta-feira, 2/5, do seminário “Manaus em Debate 2019”, promovido pelo Conselho Municipal de Cultural (Concultura), com apoio da Prefeitura de Manaus. A atividade é gratuita e acontece na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Esat/UEA), a partir das 19h.
O seminário “Manaus em Debate 2019” iniciou na noite da última quarta-feira, 1º/5, com a presença do jornalista e escritor Juremir Machado. Dentro da temática proposta nesta edição “Manaus vista por outros brasileiros”, Machado ministrou a palestra “Minha Manaus Imaginária”, tendo como direcionamento o seu objeto de pesquisa, o imaginário.
“Fiquei muito feliz com esse convite, pois me possibilitou voltar a esta cidade. Esta é a quarta vez que venho, e Manaus, para mim, funciona como um elemento mágico que aciona um monte de coisas na minha cabeça, desde livros que li, como os do Márcio Souza e Milton Hatoum; poemas, como os do Thiago de Mello e do João de Jesus Paes Loureiro, e aciona toda uma série de coisas características da região: mitos, lendas, floresta, água e zona franca. Manaus é uma cidade real para quem vive aqui, mas para quem não vive aqui, como eu, ela se perpetua na imaginação”, comentou Juremir Machado.
Esta é a 7ª edição do projeto Manaus em Debate e é a primeira realizada dentro do universo acadêmico. Segundo o presidente do Concultura, Márcio Souza, todas as demais edições foram realizadas nos bairros de Manaus, em diferentes zonas, com uma significativa e colaborativa participação da população, discutindo políticas públicas, dos meios de transporte ao acesso à cultura.
“Esse programa é que vai à periferia de Manaus discutir com a população, buscando sempre levar temas importantes. Este ano, com o aniversário de 350 anos de Manaus, fizemos esse ‘Manaus em Debate’ voltado para estudantes, intelectuais, pessoas ligadas à cultura, trazendo personalidades da cultura brasileira, mostrando sua visão sobre Manaus. Mas, também, estaremos com população, onde discutiremos as artes”, destacou Márcio Souza.
Todas as palestras terão como moderadora a jornalista e produtora cultural Ana Pardo, convidada, especialmente, pelo Concultura para o seminário.
“Carrego muito de Manaus em mim. Estou retornando a uma cidade onde morei por 20 anos. Gostaria de destacar que este seminário é uma iniciativa simbólica, principalmente, por partir do Concultura, uma vez que cabe aos conselhos o papel de provocar, debater e discutir, ainda mais em um projeto, como o Manaus em Debate, que discute para dentro e para fora da comunidade”, ressaltou Ana.
Programação
Nesta quinta-feira, Antônio Hohlfeldt apresentará a palestra “Minha Manaus Literária”, a partir das 19h, no auditório da Esat/UEA (2º andar), localizada na avenida Leonardo Malcher, Praça 14.
Hohlfeld, atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e possui experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Sul-Rio-Grandense e brasileira, além de experiência na área de Comunicação Social, especialmente em Teoria da Comunicação e História do Jornalismo, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Artes Cênicas, Criação Dramática, Teoria e História do Jornalismo, Comunicação Social e Teoria da Comunicação.
A programação continuará na sexta-feira, 3/5, no mesmo horário com a presença da atriz Lucélia Santos, que abordará o tema “Manaus em Cena”. Toda a programação é gratuita.
SERVIÇO:
O quê – Seminário Manaus em Debate 2019
Quando – De 1 a 3 de maio, às 19h
Onde – Esat/UEA, avenida Leonardo Malcher, Praça 14
Contato – Carlos Resende – Concultura – 9118-8518
Fotos – Leonardo Leão/Manauscult