Comissão habilita 20 propostas apresentadas ao concurso-prêmio do Sauim-de-Manaus
17 de junho de 2019APROVADO PROJETO DE LEI QUE DETERMINA INTÉRPRETE DE LIBRAS EM ÓRGÃOS PÚBLICOS MUNICIPAIS
18 de junho de 2019Aproximadamente 2 mil alunos, do 1º ao 5º ano, do ensino fundamental da rede municipal de ensino participarão de um projeto-piloto voltado para a alfabetização, por meio de ações lúdicas e brincadeiras. A ação faz parte do “Gestão do Conhecimento, Alfabetização e Cidadania”, idealizado pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que será desenvolvido em cinco unidades da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
O projeto, executado pela Prefeitura de Manaus, promove ações integradas, programação educativa com jogos, brincadeiras e atividades pedagógicas inovadoras. Fazem parte da atividade diversas oficinas, entre elas, de jogos eletrônicos, além de letramento e literatura infantil de maneira diferenciada.
As escolas foram escolhidas pelo Ministério da Educação (MEC), dentro de um grupo de 21 escolas públicas de Manaus antes já selecionadas pela Ufam e Semed.
Segundo o coordenador do projeto e professor da Ufam, Luiz Carlos de Brito, a principal proposta do projeto é criar estratégias de cunho pedagógico para dar mais dinamismo e qualidade ao processo de alfabetização para alunos do 1º ao 5º ano, do ensino fundamental, de escolas públicas do Amazonas.
“A perspectiva principal dele (do projeto) é criar alternativas pedagógicas e metodológicas que favoreçam o processo alfabetização e letramento em alunos do 1º ao 5º ano e também gerar nas crianças um processo de formação cidadã. Além disso, o projeto busca elevar a qualidade do processo de alfabetização na educação municipal de Manaus e dos demais municípios do Estado do Amazonas”, frisou.
De acordo com a diretora do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Marcionília Bessa, a ação é importante para a secretaria, porque ajuda o município no cumprimento da meta 5, dos planos municipal e nacional de Educação (PME/PNE), que determina que 100% das crianças estejam alfabetizadas até o 3° ano do ensino fundamental.
“Precisamos cuidar da alfabetização do aluno o quanto antes, porque no 3º ano a criança só consolida o que já aprendeu, ou seja, desde o 1º ano já precisa ter suas habilidades e competências dessa modalidade de ensino adquiridas. Por isso, o projeto é importante, porque traz para nós metodologias inovadoras, para que o professor possa desenvolver suas práticas e atender as perspectivas das crianças, bem como alfabetização plena na rede municipal de ensino”, afirmou.
O projeto é desenvolvido por professores e acadêmicos do curso de pedagogia da Ufam. A ação também trabalha aspectos como a oralidade, a interpretação de textos, a música como recurso didático e a socialização entre os alunos.
O projeto na rede municipal
O piloto será executado, até o fim do ano, em cinco unidades da rede municipal de ensino, localizadas em bairros da zona Norte da cidade.
As escolas municipais atendidas até o final de 2019 são: Dulcenides dos Santos Dias, Carmem Hagge, Santa Etelvina, Sara Barroso e Antônio Moraes, todas localizadas no bairro Santa Etelvina.
A primeira unidade a receber o projeto foi a escola municipal Sara Barroso, onde foram atendidos 230 alunos, de 6 a 11 anos, do 1º ao 5° ano, do ensino fundamental, em dias e turmas diferentes.
Segundo a gestora da unidade, Nazide de Souza e Silva, o projeto ajudou a orientar professores novatos com estratégias diferenciadas em sala de aula.
“O projeto é maravilhoso. Ele agregou valores e experiências que serão fundamentais para os nossos resultados até o fim do ano. Ajudou também na orientação e no repasse de técnicas de ensino, mais especificamente, sobre ludicidade para professores novos que entraram via concurso ou processo seletivo. Ou seja, foi um suporte muito importante para nossa escola”, salientou.
O aluno do 2º ano, Carlos William Pereira, de 7 anos, contou que a aula é bem legal por ser diferente da tradicional. “Eu achei bem legal, porque brinquei, fiz desenhos, aprendi sobre uma “historinha” interessante, assisti a vídeos. Assim, é bem melhor aprender”, disse o aluno.
A próxima unidade a ser contemplada será a escola municipal Dulcenides dos Santos Dias, já no início do segundo semestre.
Fotos: Cleomir Santos/ Semed