Boi Garantido inova com revista de capa dupla, bilíngue e ferramentas de interações virtuais
27 de junho de 2019Astra Fight Team rumo ao World Championship em Manaus
28 de junho de 2019O Boi Garantido transformou o que seria uma simples coletiva de imprensa numa verdadeira festa regada a muita pavulagem e alegria, no Mercado Central de Parintins e Praça do Cristo. Ao final da coletiva, nesta quinta-feira, 27, que reuniu jornalistas nacionais e internacionais, o Boi do Povão apareceu no rio Amazonas em um barco com itens oficiais, ao som da Batucada, Banda Oficial e recepcionado por sua torcida, Garantido show, diretoria, profissionais de comunicação e até mesmo torcedores do contrário.
Tudo isso para passar a proposta do Boi para as três noites do Festival Folclórico de Parintins. Durante a coletiva, falaram o presidente Fábio Cardoso, vice-presidente Messias Albuquerque, diretor da Maná Produções e Eventos André Guimarães, presidente do MAG Elimar Cunha e membros da Comissão de Artes João Fernandes, Chico Cardoso e Suzan Monteverde.
Segundo o presidente Fábio Cardoso, “a construção de uma vitória é forjada na união e na determinação de todos para os seus sonhos se concretizem”. Ele salientou o esforço de todos na busca pela vitória, que chegará no dia primeiro de julho após três grandes espetáculos.
Suzan Monteverde, bisneta do fundador Lindolfo Monteverde, afirmou que o Garantido traráo contemporâneo e tradicional em suas apresentações e vai emocionar a todos.
Messias Albuquerque, vice-presidente, afirmou que o Garantido preparou um boi altamente planejado, aguerrido e que vai orgulhar seus torcedores e impressionar os jurados que irão acompanhar o festival 2019.
Para o coordenador artístico da comissão de arte, Júlio de Souza, o momento é de muita concentração e certeza no sucesso das apresentações, que iniciam nesta sexta-feira. Ao final da coletiva de imprensa Junior destacou que “o garantido vai apresentar um espetáculo moldado em seu povo guerreiro com história de lutas e sentimentos”.
Três grandes espetáculos
Neste dia 28, o Garantido entra na arena do bumbódromo com o subtema “Lutas do Povo” e trará alegorias como a lenda amazônica “O Curupira, Sete Espíritos”, do artista Roberto Reis. Em seguida a celebração folclórica “Aldeia Cultural”, dos artistas Francinaldo Guerreiro e Iran Martins. A figura típica será o “Juteiro”, dos artistas Fabinho e Pretinho. Para fechar o bloco alegórico, o Boi do Povão traz o ritual indígena “Kawahiwa” de Marialvo Brandão.
Na segunda Noite do Festival Folclórico de Parintins o Garantido traz a “Alegria do Povo”. Alegoricamente, o Boi mostrará a celebração folclórica “Viva São João” de Helder Duarte e Rogério Azevedo, lenda amazônica “Flechas Serpente” do artista Emerson Brasil, seguida pelas “Erveiras da Amazônia” de Francisco de Souza e Juciê Santos, culminando com o ritual indígena “Mura” de Ozéas Bentes.
O Garantido vem para sua última noite falando de “Liberdade” com a celebração folclórica “Sonho de Liberdade” dos artistas consagrados Vandir Santos e Jair Mendes; Lenda Amazônica “Wadiê, devorador de cunhãs” do artista Junião Feijó; figura típica regional “O Caboclo” de Marialva Brandão e Roberto Reis e ritual indígena “Palikur, o triunfo da Luz” dos artistas Pingo de Souza e Sorín Sena.
Texto: Márcio Costa/ Imprensa Garantido
Fotos: Justino Guimarães/ Imprensa Garantido