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31 de julho de 2019Com mais de 6 mil colaboradores, a Moto Honda da Amazônia é uma empresa tradicional no segmento “duas rodas”. Atuante no Brasil desde 1971, os números referentes à empresa são impressionantes, entre eles, o de produção de mais de 24 milhões de motos, além de quadriciclos e motores estacionários.
O compromisso com a inovação e com a entrega de produtos da mais alta qualidade a seus clientes, as motos da Moto Honda se tornaram objeto de desejo de milhões de brasileiros, que se renderam ao design, segurança, economia, tecnologias amigáveis ao meio ambiente e preços competitivos e atrativos.
Em linha com seu compromisso de gerar um valor econômico e social positivo nas regiões em que está presente, a Moto Honda da Amazônia anuncia importantes avanços em seu Programa de Inclusão Social.
Em evento sediado nas instalações da empresa, foram anunciados a efetivação de todos os estagiários participantes do Programa de Estágio 2017/2018 e a utilização do aplicativo Giulia, voltado às pessoas com deficiência auditiva, na fábrica de motocicletas.
O Programa de Inclusão Social tem por objetivo criar ações afirmativas e inclusivas a partir da empregabilidade, geração de renda e qualificação profissional.
“Um dos pontos centrais da Filosofia Honda é o Respeito pelo Indivíduo. Por meio desse conceito, orientamos todas nossas práticas de inclusão social e demonstramos que valorizamos as características individuais de nossos colaboradores”, afirma Julio Koga, Vice-presidente da Moto Honda da Amazônia.
Programa de Estágio
Desde o início de suas operações, a Honda promove o acesso de estudantes universitários ao seu Programa de Estágio. Essa é a principal porta de acesso para jovens profissionais que buscam um ambiente de trabalho inspirador que valorize aspectos como iniciativa, igualdade, confiança e comunicação.
Em 2017, o programa passou por uma reformulação em sua grade de desenvolvimento, com o objetivo de oferecer qualificação profissional superior para a atuação no Polo Industrial de Manaus.
Com duração total de 24 meses, dividido em três etapas, o programa contempla uma metodologia focada no aprendizado e vivência prática das experiências da área de atuação final.
Na primeira fase, os estagiários compreendem o funcionamento geral da fábrica e a inter-relação entre as diversas áreas da empresa.
A etapa seguinte visa garantir o contato com as áreas que tenham relação com a formação acadêmica do jovem profissional.
Além da participação em projetos e atividades da área definida, na terceira fase, ele precisará desenvolver uma proposta de melhoria relevante. Durante todo o desenvolvimento, eles são acompanhados pelos gestores da área e pelo departamento de Recursos Humanos.
Os estudantes que participaram da primeira turma após a reformulação do programa foram efetivados e, agora, fazem parte do quadro de colaboradores da empresa.
O novo contratado Thiago Augusto Palheta explica que durante seu período como estagiário na Moto Honda da Amazônia, seu conhecimento excedeu a técnica e a prática, mas ampliou sua percepção pessoal. “Desde os primeiros dias que passamos a participar da rotina na Moto Honda, foi fácil identificar que ali não se tratava apenas de produção, a empresa através de suas tradicional filosofia, imprime valores nas pessoas que fazem parte de todo processo, acrescentando valores como ética, solidariedade e respeito ao próximo”.
Segundo João Mezari, o ser humano é o pilar mais importante dentro da empresa, por isso deve ser valorizado e respeitado. “Na Honda, oferecemos aprendizagem e capacitação profissional para que ele enfrente, com competência, as mais diversas situações de sua profissão”, acrescenta Mezari, Diretor Administrativo Financeiro da Moto Honda da Amazônia.
Os interessados em ingressar na Honda por meio do Programa de Estágio devem ficar atentos às palestras que a empresa realiza nas universidades locais.
Projeto Giulia
Outro importante pilar que compõe a Política de Inclusão da Honda são as iniciativas voltadas para as pessoas com deficiência.
A partir dessa premissa, a Honda abriu as portas para o incentivo a projetos como o aplicativo Giulia, desenvolvido pela Map Innovation e apoiado pela Honda no Brasil desde 2017. O app é voltado para a inclusão de pessoas com deficiência auditivas, permitindo que se comuniquem com outras que não possuem a alfabetização na Língua Brasileira de Sinais – Libras. Isso porque o aplicativo realiza a tradução simultânea da linguagem de libras para a oratória e vice e versa.
Para ampliar a cultura de respeito e valorização da pessoa com deficiência, a Honda passa agora a investir na utilização do aplicativo em áreas de atendimento ao público na fábrica. O intuito é disponibilizar celulares com o software facilitando a comunicação dos atendentes, possibilitando, assim, maior independência da pessoa com deficiência.
As áreas que receberão os aparelhos são bancos, serviço médico, serviço social, departamento pessoal, treinamento e desenvolvimento, segurança do trabalho, transporte, administração de serviços e segurança.