Dep. João Luiz convoca AM Energia para explicar apagões no interior do Estado
29 de outubro de 2019FXTT realiza palestra para quem quer operar no Mercado Financeiro
29 de outubro de 2019Chegou ao fim na segunda-feira (28/10), em Salvador, na Bahia, mais uma edição da etapa nacional dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), e o Amazonas ficou na 11ª posição no ranking nacional, divulgado pela Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU).
Composta por 98 atletas amazonenses, que competiram em modalidades coletivas e individuais, masculino e feminino, a delegação contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, que cedeu parte das passagens aéreas para a competição.
O Amazonas conquistou uma medalha de ouro no karatê feminino, com a atleta Ana Júlia, da Faculdade La Salle; um 4° lugar no futsal feminino, com as jogadoras da Faculdade Maurício de Nassau/Manaus; e três equipes ficaram na 5° posição. Contabilizando os resultados, a pontuação deverá ser suficiente para melhorar o nivelamento diante das outras equipes e levar a Faud para o Top 10 no ranking universitário nacional.
Medalhista de ouro nos JUBs pelo Amazonas, a carateca Ana Júlia Ximenes falou da sua satisfação pessoal com o resultado alcançado. “Treinei bastante e me dediquei. Estou tendo o retorno de todo o sacrifício feito para chegar até aqui, e agora é hora de voltar pra casa com mais essa conquista e comemorar”.
Avaliação – Para a vice-presidente do Regional Norte da CBDU e presidente da Federação Amazonense Universitária de Desporto (Faud), Lilian Valente, a sensação com o término dos jogos é a de dever cumprido.
“Não trouxemos tantas medalhas, mas com certeza melhoramos nossa posição no ranking, e isso é muito importante”, destacou, lembrou que o processo de evolução do desporto universitário é gradativo.
A competição – Em 2019, na fase final dos JUBs, 3.500 participantes dos 26 estados da Federação e o Distrito Federal, entre eles alunos-atletas e técnicos de 199 instituições de ensino, compuseram a festa do esporte universitário. Ao todo, foram 13 modalidades disputadas, entre elas basquete, basquete 3×3, cheerleading, e-games (Fifa e League of Legends), futsal, handebol, judô, karatê, natação, vôlei, vôlei de quadra e acadêmico.
Fotos: Mauro Neto