‘Dia D’ será de retirada de resíduos flutuantes nas margens do igarapé no parque do Mindu
6 de novembro de 2019Duelo de MCs Nacional 2019: Eliminatória do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima
6 de novembro de 2019Atravessando o Oceano Atlântico, os artistas paraenses Genison Oliveira, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Marcone Moreira e Ruma de Albuquerque inauguram, no dia 07 de novembro, a exposição “Tanto Mar”, em Lisboa, Portugal. A mostra seguirá aberta ao público até o dia 20, no Espaço Santa Catarina.
Navegar já era algo preciso desde as grandes navegações que enfrentavam o mar tenebroso da era dos descobrimentos. Hoje, unidos pela água, este condutor de destinos do homem amazônico, os artistas partiram nesta expedição-exposição trazendo conexões que vão desde o mar do poema “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, até a canção de Chico Buarque, cujo título nomeia a mostra.
Nas palavras de Jorge Eiró, “e são tantos os poetas de ambas as margens desse oceano de palavras que cantaram e cantam este mar que, sob tal inspiração, estes cinco artistas elegeram a imagem-mar com a ideia de se verem refletidos, não somente em suas obras, mas por meio das relações afetivas histórico-culturais ancestrais entre Brasil e Portugal”.
O poder da história que une os dois países não foi ignorado pelos artistas, ao contrário, suas imagens-metáforas são de conexões que trazem à tona vínculos de longa data.
“Afinidades eletivas que contribuíram decisivamente para nossa formação e legaram inúmeras referências iconográficas que hoje fluidificam a obra dos cinco artistas. Do barroco ao pós-moderno, do colonial ao contemporâneo. O mar-metáfora oceânico e o rio-mar amazônico em seus movimentos incessantes que animam a poética da criação artística e literária, marés da linguagem, os quais, por meio de suas histórias, encantarias e imaginário originaram a língua lusófona que nos legou, dentre tantas, uma palavra poética única: saudade”, finalizou.
SERVIÇO:
O quê: Tanto Mar.
Quando: Visitação até 20 de novembro de 2019, das 14h às 20h
Onde: Espaço Santa Catarina.
Onde: Largo Dr. Antônio de Souza Macedo, 7-D; Lisboa, Portugal.