Olympikus fará de Santarém e suas belezas naturais palco de evento mundial
14 de novembro de 2019Cantor e compositor Santaella lança novo single nesta sexta-feira
14 de novembro de 2019A I Festa Literária de Santarém em parceria com a 23 ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes está ofertando ao público diversas atividades que promovem o debate de temas literários dando força as múltiplas vozes que formam a sociedade. Esta semana, até então, a programação fortaleceu as ‘Vozes Indígenas e Originárias’ e as ‘Vozes do LGBTQIA+’ com participação da classe da educação. Aproximadamente 240 estudantes já participaram.
Durante a tarde de terça-feira (12), um dos temas abordados foram “Saberes Indígenas” com Jeci Borari, abrangendo desde os costumes, artes e a resistência da etnia Borari da Vila de Alter do Chão e demais parentes indígenas. Na segunda-feira (11), a “Diversidade LGBTQUIA+!” foi debatida com a participação do psicólogo Erek Fonseca e Adailton de Jesus do Grupo de Homoafetivos de Santarém, com mediação da Mestra em Educação Priscila Castro. Houve ainda apresentação artística cultural do Sarau Literário dos estudantes da Escola Estadual de Ens. Fund. e Médio Pedro Álvares Cabral.
O representante da 5ª Unidade Regional de Educação (URE) Alcindo Lima esteve presente e destacou a importância da participação dos professores e estudantes.
“A informação sobre a orientação sexual e a questão de gêneros é muito necessária. Em nossas escolas, por exemplo, há alunos que são biologicamente do sexo masculino, mas que se sentem do sexo feminino. É uma questão de compreensão e respeito, e para isso é necessário conhecermos os conceitos. Essa é ainda uma questão complexa de ser trabalhada nas escolas, por isso convidamos estudantes e professores para ouvir sobre o assunto, incentivando o respeito e valorização desse grupo e também dos índios, tema também abordado”, explicou Lima.
Para a estudante da Escola Estadual Terezinha de Jesus Rodrigues, Jeniffer da Costa, os organizadores do evento merecem parabéns pelas temáticas das Multivozes.
“São assuntos em alta sobre a importância dos povos indígenas ao mundo e a diversidade. E neste tema da diversidade, a escolha de cada pessoa ao gênero dela deve ser respeitada, sem nenhum preconceito. Seja índio, homoafetivo, negro e outros”, destacou a estudante.
“É de grande relevância o assunto abordado, e vai além, quando avaliamos a atividade como forma de prevenção. Em nossos atendimentos recebemos pacientes com quadros psíquicos por encarar como sofrimento pela forma de não poder ser quem são ao público, e em Instituições. É necessário que saibam que existem Leis que amparam as pessoas transgênero e de outras aptidões sexuais que não seja hétero e que podem ampará-los. Mas é importantíssimo um processo do autoeducativo ao autoconhecimento. Porque muitas vezes o adolescente ou jovem sabe e sente, mas não se entende. E o processo histórico se faz presente, quantas lutas já tiveram aos dias atuais”, destacou o psicólogo Erek Fonseca.
A visitação aos estandes contou com a participação de visitantes de escolas de bairros afastados como o grupo de estudantes e professores da Escola João Batista Miléo. Eles participaram do Projeto Ciranda das Artes via Lei Federal de Incentivo à cultura do Ministério da Cidadania, na realização da Namazônia no apoio da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Semed) e Cultura (Semc).
Além dos perímetros do Espaço Pérola do Tapajós, o grupo fez a oficina de Comunicação (segmento rádio) e visitaram 02 Empresas de Comunicação: a primeira foi pelas dependências do Sistema Tapajós de Comunicação (STC), Museu da Memória e o estúdio da Rádio 94 FM. E depois na Empresa Rede Brasil Amazônia de Comunicação nos setores, a gerência e o estúdio da Rádio Clube do Tapajós (650 AM ).
O Ciranda de Artes tem a proposta de contribuir na ampliação sócio-educativa da instrução escolar de adolescentes e jovens por meio da arte e da cultura. As oficinas: artes plásticas, audiovisual, artes circenses, comunicação, fotografia, e a junção de dança e teatro.
O dia 12 na I Festa Literária mais atividades nas Vozes Indígenas e Originárias, no final da tarde e noite, a roda de conversa no assunto, “Patrimônio e Memória, Resistência e Vivência”, com Auricélia Arapiun e Luana Cardoso mediação de Luana Arantes (Santarém/PA). Depois ocorreu o Encontro Literário na participação de Márcia Kambeba (Castanhal/PA) e mediação Iza Tapuaia (Santarém/PA). E encerrou com a atração artística, o cantor e compositor, Nato Aguiar. A programação do evento literário prossegue até o domingo, dia 17 de abril da Multivozes: 13/11 (quarta-feira) – Vozes do Imaginário, 14/11(quinta-feira) – Vozes da Mulher, 15/11 (sexta-feira) – Vozes Autor Paraense, 16/11 (sábado) – Vozes Urbanas, 17/11 (domingo) – Vozes Afro-Brasileiras.
Portal do Conhecimento (atividades externas nas dependências de Escolas Estaduais):
O formato da I Festa Literária de Santarém da 23ª Festa Pan-Amazônica do Livro e MultiVozes vai para atividades externas ao Espaço Pérola do Tapajós-Parque da Cidade. Iniciou terça (12) as atividades do Portal do Conhecimento da Imprensa Oficial do Estado do Pará (Iopa). O público-alvo são os alunos das Escolas Estaduais, o início foi Escola Estadual Wilson Fonseca, bairro Nova República, com a participação da escritora indígena Márcia Kambeba (Castanhal/PA). Nesta quarta (13) de novembro, a vez da Escola Estadual Álvaro Adolfo, bairro Santa Clara, a participação da escritora Wanda Monteiro (Rio de Janeiro/RJ). No dia 14, a escritora Terezinha Amorim (Santarém/PA) será a homenageada, na Escola Estadual Aluízio Lopes, no bairro Maracanã.
O Portal do Conhecimento conta com a presença de um autor que visita o educandário e interage com o público falando de suas obras, referências e inspirações. A referência para informações sobre a atividade da Ioepa, o jornalista Weldon Luciano Gonçalves (93) 99902-5588.
A Festa Literária de Santarém é parte da 23ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, uma ação do Governo do Pará por meio da Secretaria de Cultura (Secult), que em Santarém tem a parceria da Prefeitura do município por meio das Secretarias Municipais. O evento tem ainda apoio da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOE-PA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).
Serviço:
Festa Literária de Santarém
Período: 09 a 17 de novembro de 2019
Local: Parque da cidade- Espaço Pérola Tapajós.
Abertura oficial: sábado (09), 19h.
Expediente: Segunda a sexta-feira: 9h às 22h
Sábado, feriado (15) e domingo: 15 às 22h
Entrada Franca