‘Natal do Abraço’ tem início com entrega da árvore de Natal da praça da Matriz
23 de novembro de 2019Copa Podio: Saiba preço dos ingressos e pontos de venda em Manaus
23 de novembro de 2019Uma das mais autênticas manifestações culturais da Amazônia, o artesanato, pode trazer à Santarém o Prêmio Nacional do Ministério de Turismo 2019, na categoria micro e pequenos empreendedores. Quem representa a cidade na disputa é Marcelo Gananca, fundador da loja Araribá Cultura Indígena, localizada em Alter do Chão e que reúne a produção de aproximadamente 300 caboclos, ribeirinhos e indígenas de mais de 80 etnias amazônicas.
Há 20 anos, o empreendedor trocou a agitação de São Paulo pela calmaria que encontrou na vila, que fica a 37 km do município de Santarém. No coração da Amazônia, Marcelo conheceu e investiu no potencial da arte indígena exposta na loja desde 1999.
A iniciativa que visa resgatar e incentivar a arte manual e as raízes culturais dos povos da Amazônia se tornou atração turística em Alter do Chão e colocou Marcelo entre os cinco finalistas do Prêmio, após ter concorrido com outros 700 candidatos do país. O resultado foi divulgado no dia 14 de novembro.
O Prêmio Nacional do Turismo está em sua 2ª edição e o nome do vencedor será divulgado no dia 4 de dezembro, em Belo Horizonte (MG).
“É uma fonte de renda muito legal pra eles e a loja também já virou referência. Não só pra quem quer consumir, mas também pra quem quer conhecer a cultura dos povos tradicionais da Amazônia”, disse Gananca.
Antropólogos e historiadores são público fiel da Araribá. A loja, que constantemente é confundida com centro cultural, também é a favorita de colecionadores de artefatos amazônicos raros. Cada elemento é rigorosamente catalogado e etiquetado com informações sobre o povo que o confeccionou.
O acervo é monumental e guarda um tesouro amazônico. São ornamentos, instrumentos musicais, cerâmicas, artefatos, cestaria, tecidos, arco e flechas, zarabatanas e outros objetos desconhecidos da maioria.
Além de reconhecimento, a pretensão do Mtur é que iniciativas como a loja Araribá sejam replicadas em outros destinos brasileiros gerando engajamento para contribuir para o desenvolvimento do turismo no Brasil.
Os finalistas são escolhidos por votação popular, via site do Mtur, até o dia 1º de dezembro.
Marcelo depende do apoio dos internautas para vencer a competição e trazer o título para a Amazônia. Ele concorre com outros quatro finalistas de Santa Catarina, Minas gerais, Paraná e São Paulo. Para votar é só acessar o site do Ministério do Turismo.