Supermercados de Manaus terão horários estendidos e “viradões” para o Natal
16 de dezembro de 2019Prefeitura registra aumento de 243% nos atendimentos de conciliação do Procon Manaus
17 de dezembro de 2019Nesta segunda-feira (16), mais um resultado da ação do Projeto de Educação Fiscal do Município de Santarém (PA) será apresentado. Dessa vez trata-se do Lançamento da Cartilha “A Lenda da MBóia”, trabalho realizado por 03 servidores e 25 estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ens. Fund. Profº. Aldo Ferreira Campos com destaques aos valores voltados a responsabilidade e respeito com os patrimônios naturais. A atividade ocorrerá às 18 horas nas dependências do Centro Cultural João Fona (CCJF).
“A cartilha tem o objetivo de garantir e manter as tradições de um lugar, através da lenda, valorizando a diversidade de saberes e vivências culturais apropriando-se de conhecimentos e experiências vividas”, explicou a professora Lucilene M. Lopes.
Na página de número 02, a letra da música “Calundum da Mbóia” da autoria da cantora e compositora, Maria Lídia.
Trecho da letra da música extraído da Cartilha.
[…] No meio do lago, no meio do lago,
Do Lago Juá,
Mora uma cobra grande
Conhecida por Mbóia,
Serviçal do Perudá
(Calundum vai passar)
[…].
Trecho da Lenda extraído da Cartilha
[…] “Diz a lenda que, há muitos anos atrás, vivia no Lago do Juá, uma cobra grande conhecida pelos antigos moradores, pelo nome de Mbóia. Uma das velhas moradoras que ainda hoje vive naquele lugar, conta que essa história aconteceu de fato com o seu irmão mais velho que, ao atravessar para o outro lado do lago em uma canoa, foi perseguido pela Mbóia”. […].pag.08.
O público-alvo deste trabalho foram estudantes e servidores da Escola. E para o contexto foram incluídas as disciplinas: arte, ciência naturais, geografia, história, língua portuguesa e matemática.
O projeto de educação fiscal 2019 da Escola Profº Aldo Ferreira Campos, é coordenado pela professora Elineusa Maria Correa, das professoras colaboradoras, Amélia Gracineide da Silva e Lucilene Marinho Lopes e de 25 estudantes do 5º Ano. Apoio da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (Semc) e Educação (Semed). Patrocínio Muraquitã-Produções e Serviços. Editoração: Instituto Cultural Boanerges Sena (ICBS).