Prefeitura de Manaus lança editais de apoio ao Carnaval 2020
17 de dezembro de 2019Assembleia do Caprichoso apresentará relatório do Comitê de Crise
17 de dezembro de 2019O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Sylvio Puga, assinaram nesta segunda-feira, 16/12, um convênio para a realização de um MBA (Master of Business Administration) em Gestão Pública. O curso será ministrado na Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) e serão oferecidas 45 vagas gratuitas para servidores municipais.
“Quanto mais pudermos fazer a especialização de nossos servidores, melhor será a qualidade do nosso serviço”, destacou Arthur, citando como exemplo o que ocorre na educação, onde a qualificação dos educadores está diretamente vinculada à melhoria dos índices. “Tem ligação ou não tem ligação a pós-graduação dos professores com os melhores indicadores que obtivemos no Ideb?”, indagou.
“É uma grande parceria com a Ufam. É sensacional, porque vamos oferecer MBA aos servidores, o que é um grande complemento ao que a Espi vem fazendo para providenciar a melhoria dos nossos serviços”, ressaltou o prefeito, evidenciando a parceria com a Ufam e sua ligação emocional com a instituição, por conta de seu pai, o senador Arthur Virgílio Filho.
Durante a assinatura, o reitor destacou que a Ufam recebeu, este ano, três avaliações do Ministério da Educação (MEC), com nota 4, que reafirmam a instituição como universidade de excelência. As avaliações foram para a Educação à Distância, recredenciamento educacional e, na semana passada, o Índice Geral de Cursos.
Esses indicadores deixaram a Ufam no universo de 21% de universidades que obtiveram essa nota.
“Esses resultados são fruto do esforço de toda a nossa comunidade que permitiu colocar a nossa instituição nesse patamar. E assim estamos honrando o legado que nos deixou o senador Arthur Virgílio Filho, que pensou a Ufam como uma universidade de excelência”, disse Sylvio Puga.
Segundo o secretário municipal de Administração, Planejamento e Gestão, Lucas Bandiera, outras capacitações estão em planejamento.
“Valorizar o servidor é uma coisa que o prefeito já demonstrou que gosta e sabe fazer. E fortalecer a escola do servidor é muito importante. Esse curso é o primeiro de muitos que virão para que possamos ter servidores cada vez mais qualificados e, com isso, um serviço melhor”, disse.
A diretora-geral da Espi, Stella Cirino, lembrou que esse convênio está sendo idealizado desde 2016, quando foram estudados o plano de trabalho e a metodologia.
“E quero informar, também, que já está sendo estudada na Câmara Municipal de Manaus uma modificação nos programas de socioinclusão da prefeitura. Queremos destinar 10% das vagas dos três programas aos servidores públicos”, adiantou.
Fotos: Mario Oliveira / Semcom