Demanda Turística em Alter do Chão está em Análise
18 de dezembro de 2019Semsa comemora 44 anos com a presença do Prefeito Arthur Neto
18 de dezembro de 2019“Desafiador e gratificante”. Se tivesse que resumir em duas palavras o que foi o ano de 2019 para o Sesc (Serviço Social do Comércio), essas expressariam fielmente o resultado dos trabalhos, de acordo com a diretora regional Lisiane Carnetti. Atuante em Roraima há 31 anos, o Sesc tem como áreas diretrizes a Educação, Saúde, Cultura, Assistência e Lazer, para proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida da população roraimense.
“O Trabalho do Sesc é, realmente, sublime. A missão desta instituição é muito nobre, pois desenvolver serviços, atividades e ações que contribuem para o desenvolvimento de cada cidadão é muito desafiador, mas da mesma forma gratificante, pois conseguimos ver o brilho no olhar das pessoas. E, enquanto isso acontecer, seguimos na certeza de que o Sesc continuará vivo por muitos anos”, disse a diretora.
Para o presidente do Sistema Fecomércio em Roraima, Ademir dos Santos, 2019 foi o ano de destacar a importância e a contribuição do Sistema Comércio para o desenvolvimento econômico e social de Roraima.
“Durante o ano, recebemos muitas críticas e ameaças, mas o trabalho nunca pode parar. Vivemos um momento de integração e isso é importante para mostrar que juntos somos mais forte e podemos chegar mais longe. Garantimos educação com qualidade, esporte, turismo, cultura, lazer, profissionalização e saúde para mais de 77 mil trabalhadores do comércio. O nosso trabalho também se preocupa com o social. Somos responsáveis por um dos maiores projetos sociais do mundo: o Mesa Brasil. Cuidamos do comércio, dos empresários e sindicatos. Mas, acima de tudo, cuidamos e nos preocupamos com as pessoas. Gente que trabalha e que precisa ser valorizada”, afirmou o presidente.
Com 1.400 alunos, o Centro de Educação Sesc, localizado no Centro de Atividades do bairro Mecejana, é modelo para o ensino roraimense, atuando do infantil ao ensino médio integral. Com uma proposta pedagógica diferenciada, a Escola do Sesc busca despertar no aluno os aspectos emocionais, sociais e intelectuais, possibilitando aos discentes o desenvolvimento contínuo no processo de ensino-aprendizagem a cada etapa de ensino, de maneira prazerosa e expressiva, assim como, a formação crítica para a construção de uma sociedade igualitária no conjunto de valores priorizando sempre as relações humanas, dialógicas e a atuação coletiva e democrática na escola, na família e na comunidade em geral.
O programa de Saúde não prioriza só a ausência de doenças, ele vem com a proposta e realização de propiciar individualmente e coletivamente atividades de completo bem-estar físico e mental, para essas atribuições contamos com profissionais e educadores, capacitados e orientados de diversas áreas do conhecimento como: Nutrição, saúde bucal, educação em saúde e cuidado terapêutico, favorecendo o acesso principalmente para o trabalhador do comércio. Com a unidade móvel, fixa e parceiros, o Sesc compartilha saúde, cidadania e assistência em todo o estado.
Para a execução do Programa Cultura, o Sesc dispõe do Espaço Cultural Amazonas Brasil, localizado no Sesc Mecejana – Centro de Atividades Dr. Antonio Oliveira Santos, no qual se encontra o Teatro Jaber Xaud, com capacidade para 209 lugares, contando com 4 espaços específicos para cadeirantes, o CineSesc Abrahim Jorge Fraxe, com capacidade para 100 lugares e a Galeria Franco Melchiori, com capacidade para atender 60 visitantes confortavelmente. Em 2020 o Espaço Cultural Amazonas estará reformado e mais moderno, trazendo conforto para nossos clientes. A Cultura do Sesc em Roraima, contará ainda com projetos que serão realizados na nova Sede Administrativa do Sesc, localizada no centro.
Na área da Assistência, o programa Mesa Brasil superou as expectativas com a ampliação de ações sociais de coleta e distribuições de alimentos, com sua Rede de Solidariedade. A atividade tem como objetivo desenvolver ações para as entidades sociais na perspectiva de sua sustentabilidade. Além do Trabalho Social, que consiste em atividades e ações para o desenvolvimento de grupos sociais. A participação voluntária no desenvolvimento destes torna-se ferramenta indispensável, para assim fortalecer o exercício da cidadania em favor da coletividade.
As atividades do Lazer objetivam contribuir para o direito ao esporte, a melhoria da qualidade de vida, no âmbito individual e coletivo, ampliação de experiências e conhecimentos e o desenvolvimento de valores, por meio da oferta de conteúdos físico-esportivos, socioculturais, turísticos e da natureza. Destaque para o turismo social, que conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional do Turismo 2019, na categoria ‘Turismo de Base Local’. O projeto foi idealizado para fortalecer atividades que valorizem a história, os saberes, fazeres e identidades locais. Com excelente estrutura para a prática de atividades saudáveis no bairro Mecejena, que contempla academia, campo society coberto, ginásio poliesportivo e parque de piscinas, o Sesc também desenvolve eventos de grande porte, que envolve toda a comunidade roraimense. Exemplo disso foi a realização do Circuito Sesc de Corridas, em Boa Vista, que contou com a participação de mais de 600 pessoas.
Sesc Comunidade – A ação foi remodulada para atender mais famílias roraimenses, beneficiando, em 2019, os municípios de Alto Alegre e Cantá. O Sesc Comunidade totalizou mais de 6mil atendimentos com a promoção de atividades de Educação, Saúde, Cultura, Assistência e Lazer. Como apoio, as unidades móveis de Lazer, OdontoSesc e BiblioSesc foram enviadas, além dos colaboradores, que desenvolveram ações desde a logística até atendimentos especializados.
Futuro – O ano de 2020 será ainda mais empolgante para o Sesc, pois alguns espaços serão inaugurados e reformados para ampliar o atendimento, garantindo conforto e dignidade para o Trabalhador do Comércio. Dentre as principais obras estão: Inauguração do Restaurante na Sede Administrativa, que contará com um novo conceito de atendimento ao cliente no que se refere acolhimento, serviço e modernidade estrutural. Reforma da Academia no Centro de Atividades e da unidade Sesc Ler São João da Baliza, além da conclusão e finalização das reformas do Espaço Cultural Amazonas Brasil e do Espaço NutriSesc, no Centro de Atividades. Reforma da piscina na Estância Ecológica Sesc Tepequém, que terá o sistema de aquecimento e a implantação de mais uma opção de lazer na unidade, o arvorismo. As reformas buscam principalmente proporcionar mais conforto para os clientes, levando em consideração principalmente a modernização da infraestrutura física e a inclusão de condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e com necessidades especiais (PNE).
Foto: Divulgação