Prefeito visita central de logística da rede municipal de ensino
21 de janeiro de 2020Texto de Benjamin Lima ganha vida na Academia Amazonense de Letras
21 de janeiro de 2020Os moradores do bairro Novo Aleixo, zona Norte, receberam na manhã desta segunda-feira, 20/1, uma ação de combate a Hanseníase que viabilizou os serviços de saúde já ofertados pela Prefeitura de Manaus nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A atividade, organizada pelo Distrito de Saúde (Disa) Norte, ocorreu no anexo da Comunidade Santa Luzia, na Rua Perimetral Norte.
A dona de casa Leidiane Cardoso contou que ao saber da programação na comunidade se planejou para participar e realizar o exame dermatológico.
“Para pessoas que não têm condições de irem à UBS para serem consultadas, eventos como esse facilitam o acesso a saúde trazendo grandes benefícios para todos”, disse ela.
Serviços como exames dermatológicos, abordagem, consultas médicas, testagem rápida para sífilis, hepatite B e C e HIV, aferição de pressão arterial, panfletagem, palestras, maquiagem artística para crianças e apresentação do grupo Garis da Alegria foram oferecidos para os usuários.
Detectar, diagnosticar, tratar e informar a população sobre o agravo e a transmissão da Hanseníase são as metas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), conforme explicou o enfermeiro Ramatis Ferreira, técnico responsável pelo Programa de Hanseníase do Distrito de Saúde (Disa) Norte.
“Estamos nessa intensificação para que possamos erradicar essa doença em nosso município. Pedimos que a população procure a UBS mais próxima de sua casa para realizar o exame de pele e se diagnosticado tratar gratuitamente”, alertou Ramatis.
Exame
O exame de pele é ofertado em todas as unidades de saúde, sendo a forma mais efetiva para a detecção precoce da doença. Após confirmação do diagnóstico, o tratamento é iniciado imediatamente.
O medicamento é gratuito e disponível somente na rede pública de saúde. A duração do tratamento é de seis a 12 meses, se seguido corretamente. Os medicamentos devem ser tomados todos os dias em casa e uma vez por mês no posto de saúde.
Fotos – José Nildo / Semsa