Inpa auxilia o Lacen do Amazonas no combate à infecção pelo novo coronavírus
7 de abril de 2020Urgente! Início da fiscalização que prevê cassação de Alvará para comércios não essenciais
7 de abril de 2020A partir desta quarta-feira, 8/4, os professores da rede pública municipal e estadual de ensino ganham mais uma ferramenta formativa. Trata-se do projeto “Diálogos Formativos”, que será inserido no “Aula em Casa” e terá exibição todas as quartas-feiras, nos canais 2.2, 2.3, 2.4 e 2.5, da TV Encontro das Águas. O tema desta primeira edição será “Fake News”, em tradução livre “notícias falsas”.
Essa nova ação visa trazer à tona temas de discussão, para que os professores possam lidar com a realidade da sociedade e que, ao mesmo tempo, sejam pertinentes ao fazer formativo. A intenção é além de contar com a participação de professores, levar especialistas da área para o debate do assunto da semana.
Os “Diálogos Formativos” serão coordenados pelas secretarias Municipal de Educação (Semed) e de Estado de Educação e Desporto (Seduc). O tema desta primeira edição será “Fake News” e acontecerá no formato Roda de Conversa, com a presença de especialistas como a jornalista e professora doutora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Edilene Mafra, que também será a mediadora da Roda; a jornalista e subsecretária Municipal de Comunicação (Semcom), Alita Falcão, e o professor Manoel Jeffreys. O programa será exibido nos canais 2.2, 2.3 e 2.4 às das 12h às 12h40, e no 2.5, das 16h10 às 16h50.
A chefe da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), Rita Luna, apontou que essa é mais uma das ações voltadas para a manutenção dos trabalhos tanto com os estudantes, quanto do processo formativo com os professores.
“É uma possibilidade de formação e informação teórica e prática para os professores, a fim de que possamos contribuir com reflexões e diálogos, tendo em vista o eixo diálogo. Haverá a possibilidade de discussões entre professores e especialistas em diversas áreas para reflexão sobre várias temáticas”, destaca.
Rita Luna acrescentou que essa é uma estratégia que foi pensada por conta do momento de isolamento social, mas que pode render outros frutos.
“Pensamos que esse trabalho pode continuar mesmo após esse período, em que estamos realizando o teletrabalho”, finaliza.
Para a diretora do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), Ana Lucena, as ações integradas entre as secretarias são um grande passo para educação do Amazonas.
“A integração das ações entre Cepan e DDPM são um marco na Formação de Professores no Estado. Nosso intuito quanto parceiros tem o mesmo propósito, o de construir uma Política de Formação que alcance todos os educadores do Amazonas”, explica.
Além da exibição em canal aberto, o programa também estará disponível nas redes sociais das duas secretarias, pelo Facebook, e no YouTube.
Fotos – Divulgação/Semed