Cantora Fátima Silva comemora aniversário em Live Musical
2 de maio de 2020Vitamina D: um reforço à imunidade contra a Covid-19
3 de maio de 2020Neste domingo (03/05), às 11h (Horário de Brasília), o músico e pesquisador Ygor Saunier realiza sua segunda live, que faz parte do projeto “Live/Aula sobre os Ritmos do Norte do Brasil”. Neste episódio, será abordado o tema “Marujada de Bragança”, uma das manifestações mais antigas do estado do estado do Pará, no município de Bragança. A transmissão será realizada pelo canal Oficial do cantor no youtube: youtube.com/ygorsaunier.
“O projeto é uma atividade online, criado com o objetivo de ser um canal de conhecimento e troca entre músicos, estudantes e comunidade em geral, neste momento de pandemia de covid-19 e distanciamento social”, observa Ygor Saunier.
Ygor falará sobre o “Retumbão”, um dos ritmos mais lindos da manifestação amazônica. E ainda entrevistará o cantador e compositor bragantino, Junior Soares, uma grande referência no assunto.
Júnior Soares é membro do “Arraial da Pavulagem”, grupo de música regional paraense, formado em 1987 com os músicos Ronaldo Silva, Júnior Soares, Rui Baldez que foi consagrado em 27 de junho de 2017 como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do município de Belém.
Ygor Saunier
É Músico, baterista/percussionista, pesquisador dos ritmos musicais amazônicos e educador, natural da cidade de Maués, Amazonas. Formado em Licenciatura em Música (UFAM) é Mestrando em Música (UNESP). Participou como baterista e percussionista por cinco anos das orquestras do Teatro Amazonas: Orquestra de Violões do Amazonas, Amazonas Jazz Band e Orquestra da UFAM. Sua formação artística se deu em parte no Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro, onde posteriormente ocupou também a cadeira de professor titular dos cursos de Bateria e Percussão.
Responsável pela pesquisa rítmica dos gêneros musicais amazônicos e produção/gravação da percussão e parte das baterias no CD “Arraial do Mundo” de Karine Aguiar, premiado como Melhor Disco de Música Brasileira de 2014 em Paris – FR. Apresentou no palco da sede mundial da UNESCO e no Jardin D’Acclimatation, em Paris (França), os ritmos amazônicos, junto com a cantora Karine Aguiar em março de 2014. Em abril de 2015, participou do concerto Brazilian Jazz Extravaganza, nos Estados Unidos, como convidado do baixista norte-americano Matthew Parrish.
Em agosto de 2015, lançou o livro Tambores da Amazônia: ritmos musicais do Norte do Brasil, com patrocínio do Banco da Amazônia S/A. Este livro lhe rendeu em 2015 uma turnê nacional em 10 cidades brasileiras tendo passado com seus workshops e eventos de lançamento da obra por algumas das principais universidades de música do Brasil, como UNESP, UFMG, Faculdade Souza Lima & Berklee, UFAM, Núcleo de Estudos de Cultura Popular (NECUP, Belo Horizonte, MG), obtendo uma excelente aceitação e crítica acerca do trabalho. Seu livro também já recebeu importantes premiações, como “Votos de Congratulações do Senado Federal”, a honraria “Filhos do Guaraná”, concedida pela Prefeitura de Maués e é finalista do Prêmio Profissionais da Música com o projeto de mesmo título do livro.
Gravou todas as baterias do 2° CD da premiada cantora amazonense Karine Aguiar, com a produção do grande baixista norte-americano Matthew Parrish e a participação de outros grandes nomes da cena Jazz mundial como o pianista Fábio Torres (Premiado com o Grammy de melhor disco de Jazz Latino em 2014) e o lendário violonista/compositor Guinga. Atualmente faz parte do seleto quadro de colunistas da versão brasileira da revista Modern Drummer, a maior revista do mundo especializada em bateria.