Programa Doador Legal da Aleam convoca doadores para o Dia Mundial do Doador de Sangue
14 de junho de 2020Prefeitura abre inscrições para a segunda edição do projeto Conexão Empreendedora
14 de junho de 2020O mundo vivencia tempos atípicos em um momento de muitos desafios e cuidados principalmente com a pessoa idosa que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o grupo de risco mais vulnerável ao novo coronavírus.
Em virtude do atual cenário, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, comemorado no próximo dia 15 de junho, terá a atuação pelas redes sociais.
A data foi instituída em 2006, pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa (INPES).
Em Santarém, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e toda a rede de proteção a pessoa idosa realiza por todo o mês de junho a Campanha: “Junho Violeta – Violetas contra a violência – Dignidade e Respeito para com a Pessoa Idosa: A pior violência é o seu silêncio, disque 100”.
Além Creas que oferta o serviço de Proteção e Atendimento Especializado às Famílias e Indivíduos (Paefi), o qual direciona os atendimentos ao enfrentamento de violações vivenciadas por idosos e suas famílias, e acompanha as medidas socioeducativas em meio aberto (Liberdade Assistida – LA e Prestação de Serviço à Comunidade – PSC).
O município conta com 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que realizam diversas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) agora em acompanhamento remoto devido as determinações de saúde.
O município conta também com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), criado em 12 de dezembro de 2005, pela lei nº 17.949 / 2005. O CMDPI é um órgão de representação dos idosos, e de interlocução junto à comunidade e aos poderes públicos na busca de soluções compartilhadas. O papel do Conselho é consultivo, normativo, deliberativo e formulador de políticas públicas para à pessoa idosa. É seu dever promover amplo e transparente debate das necessidades e anseios dos idosos.
O presidente do CMDPI Murilo Reis lembrou que ano passado foram realizadas 6 pré-conferências municipais que discutiram amplamente as políticas voltadas a pessoa idosa.
“Os idosos tiveram a oportunidade de falar sobre o seus anseios, foi um momento muito participativo. Após as pré-conferências nós realizamos a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa e Idosa que abordou o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, na sequência também conseguimos levar as propostas para a Conferência estadual e diante da importância do que propusemos, iremos em data ainda a definir participar da Conferência Nacional. Além das atribuições que são papel do conselho por lei, o CMDPI atende a população que nos procura, e assim damos os encaminhamentos necessários”. Pontuou o presidente.
Murilo destacou ainda que o CMDPI tem participado ativamente nas atividades que chamam a atenção para que a população consiga enxergar os direitos da pessoa idosa. Estaremos participando da live da prefeitura no dia 18 das 20 ás 21h, com a presença de importantes nomes da rede de proteção a Pessoa Idosa.
A Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social Celsa Brito observa que todos podemos fazer a nossa parte para proteger a pessoa idosa.
“Vamos ficar mais atentos ao mais diversos tipos de violação que uma pessoa idosa possa estar vivendo, vamos denunciar pelo disque 100. Não podemos deixar sozinho quem muito já contribuiu com todos nós”.