Covid-19 se estabilizou em níveis altos de incidência e morte
21 de julho de 2020Corpos Artísticos do Estado voltam a realizar ensaios nesta segunda-feira (20/07)
21 de julho de 2020Via Agência Brasil/ Portal Cultura Amazônica
O ilustrador russo que desenhou Misha, o mascote dos Jogos Olímpicos de 1980 (Moscou), que foi boicotado por vários países, morreu nesta segunda-feira (20) aos 84 anos, informou uma editora de livros infantis.
Viktor Chizhikov, ilustrador de livros infantis, é mais conhecido por ter criado Misha, um urso marrom com um cinto nas cores dos cinco anéis olímpicos, para os Jogos de Moscou.
A Guerra Fria deixou sua marca nos Jogos Olímpicos de 1980. Os Estados Unidos lideraram um boicote para protestar contra a invasão soviética do Afeganistão, movimento ao qual se juntaram outros 60 países.
Em retaliação, a União Soviética e a maioria de seus aliados do bloco oriental boicotaram os Jogos Olímpicos de Los Angeles, quatro anos depois.
Segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), um grupo de artistas produziu 60 versões do mascote dos Jogos de Moscou, mas o urso de Chizhikov foi escolhido para o evento.
Misha jogos 1980
“É simbólico que o artista tenha nos deixado com muitas das lembranças das Olimpíadas de 1980”, afirmou a editora AST Deti em seu perfil no Facebook.
“A imagem do urso olímpico criado por Viktor Alexandrovich (Chizhikov) tocou o coração de milhões”, diz.
Na cerimônia de encerramento dos Jogos de Moscou, um grande mosaico de Misha nas arquibancadas mostrou uma lágrima escorrendo pelo rosto do urso.
Foto: Shamil Zhumatov
Leia completa em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/esportes/noticia/2020-07/criador-de-urso-misha-morre-aos-84-anos