“VENTOS DE AGOSTO” GANHA MENÇÃO HONROSA NO FESTIVAL DE CINEMA DE LOCARNO, NA SUÍÇA
23 de agosto de 2014COMEÇOU NESTA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (22/08) A 58ª EDIÇÃO DO FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS
23 de agosto de 2014ACERVO│O Ministério da Cultura (MinC) está desenvolvendo um projeto para integrar coleções digitais de arquivos, bibliotecas e museus brasileiros. O objetivo é facilitar e ampliar o acesso da população a documentos em diversos formatos, como textual, iconográfico, áudio e vídeo.
A Secretaria de Políticas Culturais trabalha atualmente na definição de padrões e protocolos para que seja possível acessar, de uma única vez, informações sobre temas específicos em diferentes acervos digitais públicos.
Por meio desse trabalho, o MinC está gerando subsídios para a criação de uma futura política nacional para coleções digitais que envolva a digitalização e a disponibilização de acervos arquivísticos, bibliográficos, documentais e museológicos referentes ao patrimônio cultural, histórico, educacional e artístico brasileiros.
“A digitalização de acervos representa um grande desafio para os gestores públicos. São necessários recursos significativos em infraestrutura tecnológica e também na formação e manutenção de recursos humanos especializados nas diversas etapas que envolvem a digitalização, a catalogação e a publicação de conteúdos digitais. Para trabalharmos tudo isso de forma ordenada, é importantíssimo que haja uma política de Estado específica para o tema”, considera José Murilo.
Foto: Júlia Olga
Informações: http://goo.gl/RtbeMD