Ricardo Nicolau vota favorável a indenização a dependentes de profissionais vítimas da Covid-19
13 de agosto de 2020Live “Pingo + 18” promete quebrar tabus e discutir sexo e amor de forma humorada
14 de agosto de 2020Ele “partiu para ficar” … Ficará nos milhões de corações que se emocionaram e vibraram com a toadas do poeta Emerson Maia.
Parintins, a Cultura e o universo das artes se encontram enlutados com a notícia do falecimento de Emerson Maia (66), na manhã desta sexta-feira (14/08). Além de grande compositor, Emerson Maia foi Levantador e Amo do Boi Garantido.
O Poeta que usava sua genialidade para declarar seu amor pela Amazônia, pela floresta, pelos povos da floresta e por seu amado Boi Garantido, estava internado no Hospital Universitário Getúlio Vargas, lutando contra complicações hepáticas e pulmonares, decorrentes da COVID-19, detectada no mês de julho.
“Lamento de Raça”, “Flor de Tucumã”, “Rio Amazonas”, “Caboclo Soberano”, “Fantasia de Criança”, “Ao Pé da Roseira” e “Pura Harmonia” são apenas alguns de seus sucessos que estremeceram o Festival Folclórico de Parintins.
Reconhecendo sua grandeza e importância histórica para o Garantido, em 2013, ano do Centenário do Boi Bumbá Garantido, Emerson Maia foi homenageado durante a gravação do DVD, que ocorreu na Cidade Garantido. Momento marcado pela emoção e pelo amor que o poeta sentia por seu Bumbá.
Surpreendentemente, em 2018, o Boi Caprichoso anunciou o nome de Emerson Maia no rol de compositores. Esse movimento se deu em decorrência do descontentamento com a gestão do Boi Garantido à época.
Foto: Divulgação/ Internet