Live “Pingo + 18” promete quebrar tabus e discutir sexo e amor de forma humorada
14 de agosto de 2020Jornalista e escritor amazonense é semifinalista do Prêmio ABERST
15 de agosto de 2020Estão abertas as inscrições para o maior encontro de jornalismo da América Latina. O 15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji será realizado virtualmente, nos dias 11 e 12/09 de 2020.
Em razão das crises sanitária e econômica, haverá a possibilidade de inscrição gratuita, mas os participantes serão convidados a doar qualquer valor para fortalecer o trabalho da Abraji.
Realizado anualmente desde 2005, o Congresso da Abraji reuniu, em 2019, mais de 1.200 pessoas. Com o formato virtual, espera-se ampliar o número de participantes de várias regiões do país. Dois outros eventos paralelos fazem parte da programação: o 7º Seminário de Pesquisa (10/09), que discute pesquisas acadêmicas sobre jornalismo investigativo; e o 2º Domingo de Dados (13/09), maratona de cursos de jornalismo de dados. As inscrições para esses eventos paralelos, que contam com participantes internacionais, já estão com inscrições abertas.
Marcelo Träsel, presidente de Abraji, destaca a importância do Congresso para a reflexão sobre o jornalismo neste momento de pandemia, crise política e desastre climático iminente:
“O Congresso de 2020 foi um dos mais desafiadores para a organização, tanto pela mudança para a plataforma online, quanto pela quantidade de temas urgentes a serem abordados. Estamos convictos de que as atividades previstas vão ajudar os jornalistas brasileiros a navegar um pouco melhor por esse período de incertezas. Também estamos animados com a possibilidade de o Congresso virtual permitir a participação de muitos mais estudantes e repórteres de todo o Brasil e até mesmo de outros países de língua portuguesa.”
Convidados
Este ano estão confirmadas as participações de ao menos 15 convidados internacionais para os dois dias do congresso, como Nikole Hannah-Jones, repórter do New York Times especializada em cobrir questões raciais e que lançou o projeto 1619, iniciativa multimídia em que faz uma revisão da história da escravidão nos Estados Unidos.
Entre os palestrantes e debatedores confirmados estão Jason Stanley, autor de Como Funciona o Fascismo – A Política do “Nós” e “Eles”; Craig Silverman, do BuzzFeed do Canadá, um dos maiores especialistas em desinformação; Neena Kapur, especialista em doxing (exposição de dados pessoais na internet) do New York Times; Cécile Prieur, responsável pela equipe de inovação do Le Monde; Sally Lehrman, do Trust Project; Meera Selva, diretora do programa de bolsas do Reuters Institute for the Study of Journalism; e Jeff Jarvis, diretor do Tow-Knight Center for Entrepreneurial Journalism da City University of New York e autor de “O que o Google faria?”.
A Abraji atendeu a pedidos dos associados e participantes de outros Congressos e ampliou a diversificação de veículos e regiões, dando destaque aos modelos colaborativos e especializados em temáticas próprias. As sessões também levaram em conta questões de raça e gênero. Entre os jornalistas que atuam em grandes veículos brasileiros estão Maiá Menezes, Sônia Bridi, Fernando Rodrigues, Flavia Lima, Renato Aroeira, Eugênio Bucci e Patricia Campos Mello.
Em 2020, a Abraji manteve os 5 eixos tradicionais do Congresso (trabalhos e jeitos de fazer; cenários e tendências; jornalismo sob ataque; aprendizado e teoria; e aprendizado e prática).
Eles estão inseridos em diferentes modelos: Palestra (exposição de apenas um convidado (a), seguida de perguntas feitas pelo mediador (a), Painel (exposição com convidados (as) que discutem o mesmo tema); Bastidores de Reportagem (quando profissionais discutem seus processos de apuração/edição) e Minicursos (sem a necessidade de prática no computador).
No 7º Seminário de Pesquisa, os pesquisadores selecionados apresentam seu trabalhos científicos, com a presença de uma mediadora. No 2º Domingo de Dados, o formato será de Cursos/Oficinas (treinamento prático, com uso de computador, às vezes com programas previamente instalados).
Na versão digital, em um esforço para garantir qualidade, bem-estar e tranquilidade para palestrantes e participantes, algumas palestras serão gravadas, outras transmitidas ao vivo, e algumas serão gravadas, mas com sessão de perguntas e respostas ao vivo após o streaming.
Serviço
15º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo
11 e 12 de setembro de 2020
Inscreva-se em congresso.abraji.org.br