Pará ganhará o primeiro laboratório especializado em análise sensorial da amêndoa do cacau
24 de setembro de 2020Seminário de Bioeconomia do Amazonas abordará exploração sustentável durante programação da 42ª Expoagro
25 de setembro de 2020Servidores da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) passaram por uma oficina de noções básicas de Libras, língua de sinais específica para pessoas surdas. O curso durou três dias e encerrou nesta quarta-feira (23/09), Dia Internacional da Língua de Sinais. A ação tem o objetivo de aperfeiçoar o atendimento dado no Núcleo da Pessoa com Deficiência (Núcleo PcD) da Sejusc, localizado na rua Salvador, 456, bairro Adrianópolis.
A oficina iniciou com explicações sobre o que é a língua de sinais, além de desmistificar conceitos relacionados às pessoas surdas. Cerca de 50 servidores do órgão participaram do treinamento, aprendendo o alfabeto manual em libras, cumprimentos básicos e os sinais de documentos necessários para os procedimentos no Núcleo PcD. O local realiza atendimentos para o público PcD e idosos.
O secretário William Abreu, titular da Sejusc, destacou que o objetivo é expandir a capacitação para servidores de outras unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), incentivando que os funcionários pratiquem a inclusão de pessoas surdas.
A secretária executiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Lêda Maia, destacou a oficina como um ponto de partida para melhorar a comunicação. “O treinamento surgiu da ideia da nossa equipe de libras para envolver todos os funcionários do Núcleo durante o Dia Nacional da Pessoa Surda, no dia 26 de setembro. O objetivo é que a gente consiga incluir essas pessoas no nosso dia a dia, que todos saibam atender e receber uma pessoa surda”.
O intérprete de Libras, Rafael Matos, coordenou a oficina no Núcleo PcD e falou sobre a importância da iniciativa. “A importância é tamanha porque se faz um trabalho com os funcionários dentro da Sejusc para que eles entendam como vive um surdo, quais as necessidades. É importante também porque é um público que a gente atende todos os dias. É de grande valor não só para o trabalho deles no órgão, mas também poder levar para fora e disseminar para a família”.
Núcleo PcD – O Núcleo PcD da Sejusc oferece serviços de cidadania com emissão de documentação básica exclusiva para PcDs e idosos. O local também realiza cadastramento para Carteira Intermunicipal, Interestadual e concessão do Passa Fácil, além de orientação jurídica, psicossocial e recebe solicitação de cadeiras de rodas universal e postural.
Fotos: Raine Luiz / Sejusc