Professor da UEA conquista 3º lugar em prêmio nacional voltado ao Direito Ambiental
27 de outubro de 2020Em visita ao bairro Petrópolis, Alfredo recebe reconhecimento por melhorias
28 de outubro de 2020Em reunião por videoconferência com os moradores do Residencial Viver Melhor, zona norte de Manaus, o candidato a prefeito pela Coligação Juntos Podemos Mais, Amazonino Mendes, anunciou que, se eleito, vai construir no local o primeiro Centro de Convivência da Família Municipal com rede de assistência à Pessoa com Deficiência (PCD). Também vai implantar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) em formato ampliado, popularmente conhecida como Casona da Saúde.
Amazonino Mendes (PODEMOS) lamentou a situação de abandono enfrentada pelos cerca de 70 mil moradores do Viver Melhor, relatada pelas pessoas que participaram da reunião. “É um residencial gigantesco, ocupado por famílias simples, sem maiores condições econômicas, e que foi montado sem a estrutura básica necessária para atendê-las”, afirmou.
“Vamos trabalhar muito e, tenho certeza, os resultados acontecerão. Com as Casonas de Saúde vamos ampliar a cobertura de Atenção Básica e resolver um dos mais graves problemas enfrentados pelos moradores, que contam hoje com apenas uma UBS, com capacidade insuficiente para atender a demanda”, destacou.
Amazonino lembrou que a cobertura de Atenção Básica precisa ser melhorada em toda a cidade. E que irá construir Casonas de Saúde em locais que estão desassistidos ou precisando de reforço, como o Residencial Viver Melhor. “Vocês enfrentam problemas similares a de muitos municípios, devido à quantidade de moradores, maior que a população de muitas cidades brasileiras”, frisou.
O Residencial Viver Melhor foi inaugurado em 20 de dezembro de 2012, considerado, à época, o maior conjunto habitacional do Brasil, com 3.593 unidades.
Centro de Convivência
Na videoconferência, Amazonino disse que vai construir um Centro de Convivência da Família, com assistência às pessoas com deficiência. No residencial, 5% dos moradores são PCD. “É preciso um espaço que promova alegria, satisfação e que integre a pessoa com deficiência. Esse é o conceito a ser empregado”, ressaltou.
Se eleito, Amazonino também adiantou que a Prefeitura vai dar suporte às famílias, com os programas sociais que irá implantar, como o Cartão Direito à Vida, e também a ampliação do benefício da tarifa social de água e energia. O Programa Bolsa Infantil, já previsto no seu Plano de Governo, será ofertado para ampliar o atendimento em creche para as famílias em vulnerabilidade social. Amazonino também afirmou que a Prefeitura atuará no reforço à segurança nas áreas públicas.
A dona de casa Roselene Carvalho, moradora do Viver Melhor, elogiou o formato de reunião promovido por Amazonino, em que o próprio comunitário tem a oportunidade de questionar o candidato sobre qualquer tema durante o encontro. “A gente percebe que, verdadeiramente, há a preocupação do candidato em ouvir a população e apresentar as suas propostas. As coisas estão fora de controle e ele (Amazonino) vai colocar em ordem, tenho confiança”, avaliou.
Segundo a secretária do Instituto de Desenvolvimento Comunitário Viver Melhor (Idecovim), Ana Torres, as pessoas da comunidade “estão carecendo de um resgate, de dignidade, da saúde, do respeito, da acessibilidade, da valorização como morador”.
Redes Sociais
O candidato Amazonino Mendes concorre à Prefeitura de Manaus, tendo como vice o presidente estadual do PODEMOS, deputado Wilker Barreto.
Para acompanhar o candidato Amazonino Mendes nas redes sociais, é só acessar: no Twitter (AmazoninoAM); no Facebook (AmazoninoAMendes); Instagram (amazoninomendes), YouTube (AmazoninoMendes) e pelo “Zap do Negão” (https://bit.ly/35DVMHM – 92.99304-1919).
Foto: Aguilar Abecassis