Governo do Amazonas avalia flexibilização de flutuantes na modalidade restaurante
10 de novembro de 2020Circuito Sesc de Corridas promove etapa virtual solidária
10 de novembro de 2020A escola In Cena Casa de Artes e Produções está com inscrições abertas para dois novos cursos. São eles: “O diretor residente e o assistente de direção no teatro musical” e “Estudo da obra Dear Evan Hansen”. As capacitações são online e podem ser feitas por artistas de todos os segmentos do país.
As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo e-mail incenacda@gmail.com ou através do telefone (21) 97124-1001.
O curso “O diretor residente e o assistente de direção no teatro musical” inicia no dia 17 deste mês e segue até o dia 03 de dezembro, sempre às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30 (Horário de Brasília). O curso será ministrado por Pedro Rothe e Lorena Morais, ambos com formação em Artes Cênicas e com experiência em musicais. Eles mostrarão como funciona o processo de criação de um musical sob a perspectiva do diretor residente e assistente de direção, desde o primeiro contato com a equipe, o texto, as audições, os ensaios até a estreia e a temporada. “Todos os que se interessam por direção, por conhecer melhor as funções dos assistentes, por entender as etapas de criação de um musical e curiosidades do funcionamento de um espetáculo, encontrarão uma fonte de estudo neste curso”, disse.
Pedro Rothe possui habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde dirigiu “Algo que não é falado”, “O Tartufo” e “Os Miseráveis”. Desde sua graduação, Pedro trabalha constantemente em grandes musicais brasileiros, nas funções de diretor assistente, diretor residente e assistente de direção, tendo participado de produções da Aventura Entretenimento, como “Meu Destino é Ser Star – Ao Som de Lulu Santos”, “Ayrton Senna – O Musical”, “Vamp – O Musical”, “Bossa Nova em Concerto”, “Garota de Ipanema – O Amor É Bossa”, “Sambra – 100 Anos de Samba”, “Chacrinha – O Musical”, “Se Eu Fosse Você – O Musical” e “Elis – A Musical”.
Também formada em Artes Cênicas com Habilitação em Direção Teatral pela UFRJ, Lorena Morais dirigiu “A Histórias dos Ursos Pandas contada por um Saxofonista que tem uma Namorada em Frankfurt” (Matéi Visniec), “Anticlássico, uma Desconferência e o Enigma do Vazio” (Alessandra Colasanti) e “Por que Hécuba?” (Matéi Visniec). Trabalhou em diferentes funções como diretora assistente, assistente de direção e diretora residente em musicais como “As Cangaceiras – Guerreiras do Sertão”, “Romeu e Julieta – Ao Som de Marisa Monte”, “Garota de Ipanema – O Musical da Bossa Nova”, “Barbaridade – O Musical” e “Chacrinha – O Musical”.
Outro curso já disponível é “Estudo da obra Dear Evan Hansen”, que será ministrado pelo diretor teatral, ator e professor de Artes Cênicas, Menelick Carvalho. Ele explica que este é um curso de interpretação da canção. “Usaremos como base para esse estudo as canções do musical “Dear Evan Hansen””, disse.
A obra escrita pelos compositores Benj Pasek e Justin Paul conta a história de um estudante do ensino médio, Evan Hansen, que tem um transtorno de ansiedade social e que se encontra em meio à turbulência de ter perdido um amigo. “No curso, os alunos vão poder se aprofundar mais na obra escolhida, conhecer mais sobre a arte da interpretação de uma música, com base em técnicas de Stanislavski. É um de interpretação teatral de canções. Todas as referências teóricas serão voltadas para a realização prática”, destacou.
Entre os trabalhos de destaque do Menelick Carvalho estão a peça teatral “Tolstórias”, o musical americano “Yank!”, as óperas “Carmen” de Bizet e a obra brasileira “O Pagador de Promessas”. Desde 2009, ele é coordenador cênico do Mergulho no Musical, núcleo de teatro musical da CAL (Casa das Artes de Laranjeiras), em parceria com Mirna Rubim, sendo responsável pela direção e adaptação do musical Jukebox acadêmico “A Lira dos 20 Anos”, bem como pela direção e versões em português de “Natasha, Pierre e o Grande Cometa de 1812”, “Sweeney Todd”, “A Festa Selvagem”, “RENT”, entre outros.