Prefeitura de Manaus debate sobre ensino híbrido em audiência promovida pela Câmara dos Deputados
27 de novembro de 2020Intercâmbio Cultural: ‘Sexta Que Dança’ abre nova temporada nesta sexta-feira (27)
27 de novembro de 2020No próximo dia 28 de novembro, sábado, às 19h30, o Abner Viana Quarteto se apresentará no Casarão de Ideias com um show inteiramente voltado para a Bossa Nova. Essa é mais uma das programações do Circuito de Música Instrumental Manauara, criado em 2013 pelo músico e pesquisador amazonense junto com o Dj Vinicius Feder.
O Circuito retoma suas atividades e suas parcerias neste novembro de 2020 com muita intensidade nas temáticas musicais e com grandes novidades para o público manauara. A ideia, segundo Viana, é continuar a propagação e formação de público para a música instrumental, por meio de homenagens a grandes nomes da Música Brasileira e do Jazz.
Depois de quase três anos fora do Brasil, Abner Viana, volta a todo gás a Manaus priorizando a Música Brasileira, e, com diversas formações e arranjos próprios para apresentar ao público. O aprendizado deu ao músico experiência de compreensão total da cultura brasileira, bem como da nossa música, que reflete toda a espontaneidade de vida do brasileiro.
“Isso, me deu um diferencial lá fora. Os músicos queriam me escutar executando sambas, choros, maracatus, baião em geral… O Brasil é um país que por sua cultura musical ser tão forte, transparece fortemente nos palcos, mundo afora, a nossa linguagem sendo disseminada de maneira muito positiva. Em Buenos Aires, por exemplo, hoje se estuda choro, samba e a música de Hermeto Pascoal como nunca. Não à toa, toquei e vivenciei tudo isso pela América do Sul e Europa. Parece até uma febre a existência de clubes de choro nos quatro cantos do mundo. Isso é legal e nos enche de orgulho em saber que em qualquer lugar que chegarmos podemos compartilhar música brasileira com gente de várias partes do mundo. É um aprendizado e uma outra perspectiva pra mim como músico”, conta.
Sessão Bossa Nova
Com o apoio cultural da Loppiano Pizza, para o show do dia 28, às 19h30, do Circuito, o grupo formado por Abner Viana contará com a presença dos músicos Rodrigo Andrade na guitarra, Sérvio Túlio no contrabaixo e Andrio Dias na bateria. Todos os arranjos são releituras de grandes clássicos dos anos 50 e 60, temas consagrados que marcaram as fases do estilo e compositores. “Amor em Paz”, Café com Pão” e muitos outros estarão no repertório.
Os ingressos limitados custam R$ 20 e podem ser adquiridos no local ou reservados pelo email casaraodeideiasam@gmail.com. Os lugares são reduzidos e é obrigatório o uso de máscara, seguindo todas as normas sanitárias vigentes.
Além do show do dia 28, o Circuito de Música Instrumental Manauara também terá outras apresentações, entre elas já está confirmada a do dia 4 de dezembro, com reprodução nas plataformas digitais e participação do rapper Jander Manauara e Eliberto Barroncas.
Sobre o músico
Natural de Manaus-am, Abner Viana é músico (saxofonista/clarinetista/flautista) e pesquisador, com mestrado em música pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Desde o início da sua vida acadêmica pesquisa o contexto histórico e as influências na música instrumental no Amazonas. Com intuito de propagar a cultura da música instrumental em Manaus, ampliar os espaços para apresentações e formar público, encabeçou juntamente com alguns músicos manauaras somado ao Dj Vinícius Feder, o Circuito de Música Instrumental Manauara, com a realização de um show mensal com tributos a artistas jazz e da música brasileira. Abner Viana já dividiu palco com diversos artistas nacionais e internacionais, tais como: Guilherme Arantes, Daniel Barry, Dennis Haldane, Daniel D’Alcântara, Ed Sarath, Frank Sinatra Jr. e Orquestra, Marina de la Riva, Rafael dos Santos, Jeremy Pelt, Ney Conceição, Kiko Freitas, Vinícius Dorin, Kuni Mikami, Gabriele Mirabassi, OABS-Curitiba (Orquestra à Base de Sopros – dirigida por Sérgio Albach), Turi Collura, Beppi D’Amato, Marco Renzi, Altair Martins, John Fedchock, Todd Murphy, Rodrigo Ursaia, Jimmy Greene, Vittor Santos, Mauro Senise, Gilson Peranzzetta, David Liebman, Marcelo Coelho, Felipe Lamoglia, Bob Mintzer, Chico Pinheiro, Cláudio Roditi, Leila Pinheiro, Kees Arntzen, Wim Hoogewerf, María Elena Delenzi e entre outros.
Serviço:
O quê: Circuito de Música Instrumental Manauara – Show Sessão Bossa Nova
Quando: 28 de novembro, sábado, às 19h30
Onde: Casarão de Idéias- Rua Barroso, Centro
Quanto: Ingressos R$ 20 (limitados)
Informações: casaraodeideiasam@gmail.com