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9 de dezembro de 2020Neste próximo sábado (12 de dezembro de 2020) ocorrerá a Mostra Online dos participantes da ‘Oficina Online de Interpretação teatral – Improvisando, Criando e Compartilhando Cenicamente’, que iniciou no dia 02 de dezembro e está seguindo programação de encontros e preparação até o dia 11. O evento vai contar com apresentações de vídeos das cenas e performances criadas pelos participantes durante os encontros, bem como pela exibição dos conhecimentos técnicos de improvisação, interpretação e atuação cênica, trabalhados durante o curso. A Mostra Online será exibida às 21h (horário de Manaus) por meio do canal do YouTube do coordenador e oficineiro do projeto formativo, Diogo Ramon.
Esta edição das oficinas está ocorrendo por meio de videoconferências com momentos síncronos e assíncronos de encontro. As inscrições para o curso foram totalmente gratuitas e puderam ser realizadas por meio de formulário online que foi previamente disponibilizado.
Recentemente o coordenador do projeto foi contemplado no Prêmio Arte em Toda Parte da Fundação Nacional de Arte (Funarte). Isso quer dizer que o artista terá a possibilidade de distribuir o curso para todo o Brasil de forma online e gratuita, com o apoio da Funarte, da Secretaria Especial de Cultura pertencente ao Ministério do Turismo do Governo Federal.
Sobre o projeto das Oficinas de Interpretação teatral
As ‘Oficinas de Interpretação teatral’ são atividades formativas e itinerantes que vem sendo realizadas desde 2017, percorrendo várias zonas da cidade de Manaus, chegando a atender cerca de 200 participantes, vários espectadores e outros envolvidos. Excepcionalmente neste ano de 2020, pela primeira vez, a equipe realizadora do projeto paralisou suas atividades por conta da pandemia de covid-19. Durante oito meses este coletivo esteve atento em reformular novas possibilidades de encontro e construção de conhecimentos da cena. Com o intuito de continuar com o percurso de compartilhamento artístico teatral, o projeto das oficinas se reinventou em um novo formato de encontro. Desta vez não foram os inscritos que se deslocaram até as centrais de realização das oficinas, mas sim o oficineiro e equipe técnica, que visitaram as casas dos participantes por meio das novas tecnologias, e desta forma, trabalharam exercícios e práticas de improvisação, interpretação e atuação teatral.
Nesta ocasião, os encontros receberam o nome de ‘Improvisando, Criando e Compartilhando Cenicamente’, pois concentraram suas atividades no trabalho prático teatral de improvisação enquanto experimento, metodologia criativa e possibilidade de abordagem da interpretação e atuação teatral. Os encontros focaram na construção de cenas por meio dessas experimentações de improvisação, e do compartilhamento sensível dos produtos cênicos criados pelos participantes por intermédio das novas tecnologias e plataformas digitais. O plano pedagógico da oficina de interpretação se estruturou por meio de três dimensões: a prática técnica, o estudo teórico e a experimentação criativa. Os encontros foram firmados em três vertentes teatrais que, se fundamentam e trabalham com a improvisação teatral enquanto metodologia, proposta e estética para a cena; e com o improviso enquanto recurso técnico e estético para o teatro. Essas vertentes foram trabalhadas de forma online e se tratam do: Match Improviso do diretor canadense Robert Gravel (1944-1996), os Jogos Improvisacionais que compõe os saberes populares e os conceitos teatrais da diretora norte-americana Viola Spolin (1906-1994) e o Etiud ou Etúde do encenador-russo Constantin Stanislavski (1893-1938). Este projeto foi contemplado no Edital – Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 por meio da Lei Aldir Blanc, contando com o apoio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult) por meio da Prefeitura de Manaus, e também da Secretaria Especial da Cultura por meio do Ministério do Turismo do Governo Federal.
Encontros online
O curso foi todo desenvolvido num formato online, respeitando todos os procedimentos básicos de prevenção e combate à propagação do novo coronavírus, e no decorrer desta semana está ocorrendo o processo de finalização dos encontros. Tratam-se de ensaios online em salas virtuais simultâneas com atendimento aos participantes no desenvolvimento e acompanhamento das criações cênicas. Cabe lembrar que o curso foi organizado atendendo também às particularidades dos participantes e as ferramentas síncronas e assíncronas de acesso, possibilitando o desenvolvimento offline das atividades em alguns momentos.
Todos os momentos realizados de forma síncrona (ao vivo e com encontro de oficineiro e participantes ao mesmo tempo) ocorreram por meio de videoconferências nas plataformas gratuitas ‘Zoom Video Communications’ e ‘Google Meet’. Os momentos realizados de forma assíncrona (sem acontecer ao mesmo tempo) ocorreram por meio de envio de vídeos que contém colaborações para realização de exercícios práticos e materiais bibliográficos que contemplam a temática de cada encontro síncrono. Estes materiais foram disponibilizados aos participantes por meio de seus emails de cadastro na inscrição, contabilizando quatro horas diárias de oficina, levando em conta os encontros síncronos e as propostas assíncronas.
Este momento que está ocorrendo na última etapa do curso, já era sempre realizado nos encontros presenciais, sempre visando o compartilhamento cênico dos saberes trabalhados durante os encontros, e possibilitando o convite para a formação de plateia. Desta vez, ocorrendo de forma online, o compartilhamento do processo terá o objetivo de proporcionar a apresentação dos participantes e a apreciação do público virtual, bem como trazer comentários e depoimentos dos participantes desta edição e de edições anteriores durante as apresentações. Estes vídeos finais serão apresentados por meio de uma mostra disponibilizada na plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube, no canal oficial do oficineiro Diogo Ramon, no dia 12 de dezembro às 21 horas, horário de Manaus. Cada participante receberá certificados de participação com o total de 20 horas de curso.
Sobre o coordenador e ministrante:
O projeto formativo de teatro é coordenado e ministrado pelo ator Diogo Ramon. O artista atualmente é mestrando em Artes da Cena pela Universidade Federal de Goiás – UFG e possui graduação em Teatro pela Universidade do Estado do Amazonas – UEA. Já formou elenco de alguns espetáculos na capital, destacando-se “O Rapto das Cebolinhas” (2018-2020), “A Bicicleta do Condenado” (2017), “Uma Carta de amor à Manaus” (2016), “Romeu e Julieta” (2016-2015), “Um bonde chamado desejo” (2015), “Brasil: Arte e Cultura!” (2014), “Glorioso! Uma Clássica História de Natal” (2014) e “Concerto de Natal do Teatro Amazonas” (2011). No audiovisual como ator, já compôs elenco do curta-metragem “Novembros” (2016) e participou na série televisiva “Boto” (2017). Como diretor teatral já trabalhou nos espetáculos “Bem Catarina” (2018), “A Clássica Estoria dos Saltimbancos” (2018), “O Corcunda de Notre Dame” (2017) e “Auto da Compadecida” (2016). Atualmente, o artista divide residência entre Manaus e Goiânia, e desenvolve uma pesquisa que envolve a cena com o sertão, por meio da vivência e estudo da cultura caipira e sertaneja, o que desencadeou a produção de alguns trabalhos durante o período de isolamento social neste ano de 2020. Atualmente, está dirigindo uma web-série intitulada “Endemia” que estreará ainda neste mês de dezembro de 2020, sendo distribuída por meio das plataformas digitais.
“Este curso está sendo muito importante pra mim e pra todos que participaram. Falo isso, porque os trabalhos de improvisação que abordamos nos encontros fazem parte da minha caminhada enquanto ator, então foi uma nostalgia em formato de curso. Propor um diálogo com três vertentes tão importantes na vida do ator é desafiador e é por isso que é tão atraente. Nós brincamos de Match Improviso, que é aquela prática muito conhecida por nós por meio Grupo Barbichas daqui do Brasil; depois fomos pros Jogos teatrais que é a magia de quando começamos a fazer teatro e continuamos praticando até hoje; e ainda aprofundaremos o método do Etiud do encenador russo Constantin Stanislavski, que é um marco pra história da atuação. Sem contar que tudo será feito à distância por meio das novas tecnologias, mas sendo sentido bem perto, porque estamos falando de teatro”.
Também colaboram neste trabalho a arte/educadora Kelly Vanessa, que é produtora geral do projeto; e a arte/educadora Dayane Araújo, que é colaboradora pedagógica.