Ruas do Comércio 1 e 2 passam a se chamar Dona Vivi Marques, em homenagem à mãe do ministro Mauro Campbell
9 de dezembro de 2020Jornalista cultural e escritora amazonense Maria Lucy Rodrigues lança livro no dia 17/12
9 de dezembro de 2020Com a proposta de percorrer bairros em todas as zonas de Manaus, o projeto “Cortejo” entra na reta final nesta semana. Realizada pelo grupo de teatro Cacompanhia, a programação encerra na quinta-feira (10/12) com apresentações dos espetáculos “Balões”, na Casa do Migrante Jacami (Flores), e “Preciso Falar”, no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (Distrito Industrial I).
Na última terça-feira (08/12), o projeto passou pelo Coroado, e na quarta (09/12) chega à Colônia Terra Nova e São José 3. Além das sessões presenciais, obedecendo os protocolos de segurança e prevenção contra a Covid-19, também haverá transmissões ao vivo pelo canal da trupe no Youtube (https://bit.ly/Cacompanhia). A agenda completa pode ser conferida no site www.cacompanhia.com.
No repertório desta semana estão os espetáculos “O Palhaço de La Mancha”, “Preciso Falar” e “Balões”, que trazem referências da palhaçaria e do teatro de rua. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural.
Esta é a primeira vez que a Cacompanhia circula com suas obras pelos bairros da zona urbana de Manaus. Em 2018, o grupo já havia se apresentado em comunidades da zona rural, também com apoio do Prêmio Conexões Culturais.
REPERTÓRIO
“O Palhaço de La Mancha” – Inspirado na literatura de Miguel de Cervantes, o espetáculo apresenta uma trupe de palhaças e palhaços que vivem em uma cidade da Amazônia e saem por aí contando a história de um tal Palhaço de La Mancha.
“Balões” – Em um pequeno espaço de seu universo onírico, o palhaço Caco desafia a gravidade dos afetos, dos encontros e desencontros, das despedidas e dos recomeços, celebrando as saudades com poesia e comicidade.
“Preciso Falar” – Lola desenha um mapa de seus territórios, seus rastros se tornam cartografias, histórias remendadas, porque ligeiramente são silenciadas, apagadas. A palhaça é mulher, negra e resistente, desenhando em solo seu local de fala.
PROGRAMAÇÃO
QUARTA – 09/12
10h – Espetáculo “O Palhaço de La Mancha”
Local: Centro de Arte Aníbal Bessa (rua J, São José 3, zona leste)
17h – Espetáculo “Balões”
Local: O Pequeno Nazareno (rua Uiana, 215, Colônia Terra Nova, zona norte)
QUINTA – 10/12
17h – Espetáculo “Balões”
Local: Casa do Migrante JACAMI (av. Mário Ypiranga, 2714, Flores, zona centro-sul)
18h30 – Espetáculo “Preciso Falar”
Local: Centro Cultural dos Povos da Amazônia (av. Silves, Distrito Industrial I, antiga Bola da Suframa, zona sul)