Governo do AM investe em mais de R$ 194 mil no setor primário em Rio Preto da Eva
11 de dezembro de 2020Por segurança, Governo do Pará decide não realizar festa de réveillon na Estação das Docas
11 de dezembro de 2020A programação artística e cultural das Instituições Educacionais Nelly Falcão de Souza (INFS) encerrou com chave de ouro na última terça-feira (15), com mais uma edição do Fest Art 2020.
O espetáculo, que é conhecido por unir música, dança, teatro e artes visuais, terá como tema “Pinocchio 40 anos: A Fábula da Fada”. Assim como outros eventos das INFS realizados neste ano, em virtude da pandemia, acontecerá totalmente virtual, no site https://colegiomarthafalcao.com.br/arteecultura/.
“Criamos este ano um pequeno estúdio de filmagem, especialmente para o Fest Art. A ideia é proporcionar uma experiência diferente, tanto para os alunos que participaram da gravação, quanto para as famílias, que poderão reunir-se e prestigiar o espetáculo do sofá de casa”, ressaltou a diretora das INFS, Nelly Falcão. Segundo ela, para formar um ser humano integral, a cultura e a arte são primordiais.
O musical conta com a participação de alunos do Pinocchio Centro Educacional e Colégio Martha Falcão, e é inspirado em grupos que fizeram sucesso nos anos 80, entre eles, Plunct Plact Zum e o Balão Mágico.
“Usando a tecnologia do chroma key (técnica de efeito visual que substitui um fundo de cor sólida por outra imagem), iremos construir os cenários, onde as crianças estarão atuando e dançando”, disse o idealizador do espetáculo, Nelson Falcão.
Ele, que é fã da cultura pop, explica que a referência aos anos 80 se dá também pelo fato de o Pinocchio Centro Educacional ter sido inaugurado na mesma época. A escola, disse ele, nasceu com o objetivo de oferecer uma educação diferenciada para os pequenos, com um espaço onde pudessem se autoconstruir, superar-se, descobrir-se brincando, observando e experimentando, como na fábula do boneco de madeira.
O enredo do musical é uma convergência do tradicional Pinocchio italiano, que posteriormente ganhou uma versão para o universo encantado da Disney, e a história da construção do Pinocchio Centro Educacional. Ao invés da fada azul, durante o espetáculo o público conhecerá a fada da educação, uma homenagem à diretora e idealizadora das INFS, a professora Nelly Falcão de Souza.
O espetáculo, com doze atos, também traz a árvore do conhecimento, uma homenagem à professora, pesquisadora e ecologista Martha Falcão, que foi a inspiração para o colégio que leva seu nome. A educadora é o legado de uma família de professores que acreditam no poder transformador da educação.
Outra novidade é que os pais e responsáveis pelos alunos também poderão adquirir os vídeos da apresentação para assistir quantas vezes quiserem. O material será disponibilizado para aqueles que contribuírem com a doação de alimentos não perecíveis para entidades que atendem e abrigam crianças em situação de vulnerabilidade em Manaus.