Presidente eleito da Aleam, Roberto Cidade diz que sua gestão será pautada no respeito em favor do Amazonas
15 de dezembro de 20202ª edição do Circuito Palco Manaus começa nesta quarta-feira
16 de dezembro de 2020Nos dias 21 a 23 e 25 a 27 de dezembro, às 19h, com duração de 40/50 min, em seis (06) zonas da capital amazonense (Zonas leste, norte, centro-sul, sul, oeste e centro-oeste), acontecerá a apresentação do “O Espetacular Busão da Alegria”.
Idealizado por Leandro Xavier, a iniciativa do projeto surgiu de uma percepção de que zonas descentralizadas de Manaus, têm acesso reduzido ao entretenimento e para suprir esta necessidade, o artista montou uma intervenção itinerante que levasse ações de circo, palhaçaria e música para essas regiões.
“A palavra “espetacular” representa os espetáculos de circo e o “busão” traz um pouco do cotidiano enfrentado com alegria. Através do “O Espetacular Busão da Alegria” vamos contribuir com o processo de difusão da linguagem do circo por Manaus e alcançar novas plateias”, enfatiza o artista Leandro Xavier.
A pandemia ocasionada pelo novo coronavírus (Covid-19) trouxe uma nova realidade às atividades culturais, as quais foram adaptadas em cumprimento do que foi estabelecido pelos protocolos dos órgãos sanitários, como distanciamento social e aglomeração. Leandro Xavier comenta sobre sua experiência neste período.
“O ano de 2020 foi um ano de muito luto devido à crise causada pela covid-19. Esse cenário fez a classe artística se reinventar, se atualizar, além de pensar em novas propostas, adequando-se ao novo momento, o mundo virtual. Leis como Aldir Blanc, entre outras iniciativas, foi fundamental por recolocar o artista de volta no cenário cultural, gerando renda e emprego”, observa o artista.
O projeto “O espetacular Busão da Alegria” conta com apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal, por meio do Prêmio Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc. Durante a pandemia, Leandro Xavier foi contemplado pelo edital #ficanaredemaninho da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Amazonas, com o número, “Multivers”. Também realizou uma produção inédita “Mundo Louco” contemplado pelo edital da FUNARTE, “Respirarte”. Além da Produção independente do Documentário “Circo com destino: Manaus”.
O idealizador do projeto- Leandro Xavier (AM)
Foi intérprete, bailarino e acrobata na Cia Indios.com o espetáculo “Pau a Pique” de Yara Costa. Integrou o espetáculo “O Glorioso” (AM), foi assistente do aéreo em “A Divina Fábula” (RR), e participou da cantata de Natal pela UEA (AM). Montou o Número “MARTE” (2018) um duo de lira circense que foi apresentado no Teatro Amazonas (AM) e no Seminário Internacional de Circo em São Paulo (SP). Montou o número “Multivers” (2019) apresentado no Teatro Amazonas (AM) e uma cena de lira para o espetáculo anual do SESC AM, coordenado por Jeniffer Lages. Produziu o documentário “Circo com destino, Manaus”.
O artista Helder Vilela (SP) compõe o Casting do “Cirque du Soleil”
Entre os artistas participantes do projeto “O Espetacular Busão da Alegria”, está Helder Vilela, que atua como professor na Escola Nacional de Circo e participa de vários Projetos Culturais, Editais e Festivais por todo o Brasil. Integra o Duo “Simetria”, um dos principais nomes nacionais em Acrobalance “hand-to-hand” e “hand balance”, disseminando conhecimento por todo o país com Workshops, aulas particulares presenciais e virtuis, além de espetáculos. Desde 2018, integra o Casting do “Cirque du Soleil”, com os números de “Aerial Straps”, “Hand to hand” e “Handbalance”. Em 2019, participou de uma das novas criações do “Cirque du Soleil”, atuando como protagonista do espetáculo “COSMOS”, fazendo turnê em 2019/2020 pelo Mediterrâneo, com o solo de “Aerial Straps”.
Fotos: Divulgação
Ficha Técnica
Músicos- Marlisson Robério/ Paulo Henrique/ Italo Vilhena/ Cristofe dos Santos
Artistas- Ayla Taynã/ Karine Magalhães/ Julia Rocha/ Luan Moura/ José Marin/ Jean Winder/ Helder Vilela/ Ingrid Cândido
Produção Cultural- Klindson Cruz/ Cultura Amazônica
Produção Executiva- Ingrid Cândido
Assistente de cena- Beattriz Rocha/ Ana Camila
Som e Iluminação- James
Identidade Visual – Leonardo Najar
Assessoria de Comunicação: Yghor Palhano/ Wagner Moreira
Direção Geral- Leandro Xavier