Mostra: 30 anos de carreira do ator Arnaldo Barreto fica em cartaz até 28/12
25 de dezembro de 2020Filme roraimense ganha prêmio principal do Festival de Cinema de Brasília
25 de dezembro de 2020Composta em meados dos anos 1990 pelo gênio da música brasileira Hermeto Pascoal, a música “Frevando em Manaus” ganhará registros inéditos por um grupo de artistas amazonenses liderado pelo instrumentista Abner Viana, neste mês de dezembro.
O projeto inclui a gravação de um single com novo arranjo para a composição e o lançamento de um videoclipe no Youtube.
Reconhecido mundialmente por seu talento como multi-instrumentista, arranjador e improvisador, o alagoano Hermeto Pascoal compôs “Frevando em Manaus” como uma homenagem à capital do Amazonas, embora ele nunca tenha gravado a música.
Em uma de suas passagens pela cidade, o artista entregou a partitura original a uma amiga em comum ao cantor e compositor Zeca Torres (Torrinho), um dos autores de “Porto de Lenha”, que a compartilhou com Abner Viana, na época envolvido nas pesquisas de mestrado em Música pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Para Viana, registrar essa composição é de extrema importância histórica e artística, além de contribuir para que a homenagem de Hermeto a Manaus não se perca no tempo.
“Ele compôs um frevo que expressa a intensa movimentação que já havia em Manaus naquela época. É uma música com alguns elementos melódicos do baião, com o jeito de compor do Hermeto, que é muito peculiar no Brasil e no mundo”, comenta.
Abner também assina os novos arranjos, em parceria com Célio Vulcão, além da orquestração e adaptação da partitura. Entre os instrumentos de base estão o flautim, a flauta, saxofone, clarineta, trompetes e trombones, o que deu à música uma instrumentação de _big band_.
“Esse arranjo de sopros é inédito, como se fosse uma mini-orquestra, com muita movimentação e nível técnico bastante alto. Não é uma música fácil de executar nem improvisar”, explica o artista.
PRODUÇÃO
Com produção executiva da jornalista cultural Maria Lucy Rodrigues, o projeto conta com a participação do engenheiro de som Jeferson Ricardo de Souza, do Jota Music Studio, e do realizador audiovisual Matheus Mota, que assina a direção do videoclipe de “Frevando em Manaus”.
A equipe começou a produzir as imagens no último fim de semana, em locações como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa, alguns pontos turísticos e outros pontos da capital amazonense que ainda serão revelados; os músicos entrarão em estúdio para gravar o single ainda nesta semana.
O saxofonista João Paulo Barbosa, que faz parte da banda de Hermeto Pascoal, é um dos convidados do projeto, que também conta com os músicos Cláudio Abrantes, Odirley Mozambite, Salomão Verçoza, Rodrigo Andrade, Sérvio Túlio, Andrio Dias, Célio Vulcão e Eliberto Barroncas.
A iniciativa foi contemplada com o Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc, com apoio da Prefeitura de Manaus e do Governo Federal.
FICHA TÉCNICA
Cláudio Abrantes – Flauta Transversal/Flautim. Abner Viana – Clarinete/Saxofone Alto/Saxofone Barítono. João Paulo Barbosa (JP) – Saxofone Tenor. Odirley Mozambite – 1° e 2° Trompetes. Salomão Verçoza – Trombone/Trombone Baixo. Rodrigo Andrade – Guitarra. Célio Vulcão – Piano. Sérvio Túlio – Contrabaixo Elétrico. Andrio Dias – Bateria/Vibrafone/Marimba. Eliberto Barroncas – Percussão. Composição – Hermeto Pascoal. Arranjos – Abner Viana/Célio Vulcão. Orquestração e adaptação – Abner Viana