Agenda Online: Seleção de filmes que integra a “Mostra Olhos Livres” reúne títulos de 06 estados
13 de janeiro de 2021114 filmes de 19 estados integram a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes
13 de janeiro de 2021Egito é um dos países do mundo com mais escavações arqueológicas, e com toda certeza, ser um dos lugares gêneses da história humana possibilita a existência e a estabilidade de mais de 180 Museus em todo o território egípcio. O país possui as maiores relíquias existentes, essas que narram e ilustram o princípio de uma sociedade moderna e extensivamente cultural.
O principal museu do Egito, é o Museu Egípcio do Cairo, conhecido também pelo nome de Museu de Gisé, foi inaugurado em 1902. A coleção é composta por mais de 120.000 antiguidades egípcias, que foram e ainda são encontradas em escavações até os dias atuais.
Em 2002, houve um concurso para se definir a arquitetura de um novo edifício para ser abrigo de todas essas peças. O novo lar dos Faraós então foi planejado para ocupar um espaço de 480 mil metros quadrados, atingindo recordes, O Grande Museu Egípcio será o maior museu do mundo.
Em setembro de 2020, arqueólogos egípcios descobriram 59 sarcófagos com mais de 2500 anos cada, e por tamanha sorte todos eles já têm lugares reservados no novo museu e serão todos expostos quando ele finalmente for inaugurado. Assim como os sarcófagos recém-descobertos, a Cleópatra também vai ganhar espaço no Grande Museu Egípcio.
A ideia do projeto é contar com a maior coleção do mundo sobre o Antigo Egito, e fazer a região de Gizé uma referência em estudos, pesquisas e até turismo do tema. Algo que é importante, pois será possível que o país possa contar a própria história, e não deixe que isso seja abordado apenas por europeus ou outras nações.
Em 2021, apenas uma parte dele será aberta, mas será o suficiente para contar com uma galeria de artefatos históricos e únicas. Toda a inauguração promete agitar o país africano ainda mais com todas esses valiosos achados recentes. Egito com certeza se tornará uma referência para a área museológica, entrará para a lista de viagem dos amantes de turismo e também para aqueles nunca foram, sem contar que será globalmente lembrado por fazer memória todos os dias.