Polícia Militar detém homem por transporte irregular de cilindros de oxigênio, na zona oeste
15 de janeiro de 2021Wilson Lima destaca esforços para garantir o abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde do Amazonas
15 de janeiro de 2021Movimentos sociais, entidades e partidos políticos do Amazonas unem forças e criam a Frente Cabana em Defesa da Vida, exigindo do poder público medidas necessárias para o enfrentamento à pandemia de Covid-19 no Amazonas. O grupo promove uma live de apresentação, com profissionais que vão debater a atual situação do Amazonas, no próximo sábado (16), às 17h, nas páginas oficiais de algumas das entidades participantes.
No momento em que o estado enfrenta o período mais crítico desde o início da pandemia, com recorde de sepultamentos, falta de oxigênio nos hospitais e sistema de saúde em colapso, a iniciativa traz um conjunto de exigências para garantir que a população tenha condições de cumprir a quarentena.
Entre as propostas defendidas pela Frente Cabana estão: adiamento do Enem em todo o Brasil, apresentação imediata de um plano de vacinação, retorno do Auxílio Emergencial, retorno presencial às aulas apenas após a imunização total da população, isenção das tarifas de água, luz e IPTU por, no mínimo, 120 dias, entre outras medidas.
Debate virtual
A live de apresentação será transmitida nas páginas oficiais de algumas das entidades participantes: Movimento Vem Pra Luta Pela Educação, Adua, Sitra-AM/RR, Portal do Movimento Popular, Sintesam, Coletivo Mulheres da Educação e Intersindical.
Participam como palestrantes o epidemiologista da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, e a ativista Florismar Ferreira, Coordenadora Nacional da Articulação de Mulheres Brasileiras (AMB). Os principais pontos debatidos serão: o plano de vacinação imediata e programa de renda básica para a população.
Serviço
O que: Live de apresentação da Frente Cabana em Defesa da Vida
Quando: Sábado (16)
Onde: Páginas oficiais das entidades
Frente Cabana em Defesa da Vida
A Frente Cabana em Defesa da Vida é um movimento composto por partidos, sindicatos e movimentos sociais, que estão construindo um programa emergencial para exigir dos poderes públicos nas três esferas (municipal, estadual e federal) ações necessárias para o enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Amazonas. Mais de 40 entidades integram o movimento.