NOITE HISTÓRICA NO ANIVERSÁRIO DE MANAUS: ARENA DA AMAZÔNIA É PALCO DOS BUMBÁS
23 de outubro de 2014ENSINO À DISTÂNCIA VAI LEVAR CULTURA E ARTE PARA TODO O AMAZONAS
27 de outubro de 2014Boi Manaus 2014│Os 345 anos de Manaus foi comemorado em grande estilo. A tradicional festa que celebra o aniversário da Capital Amazonense chegou ao seu último Circuito 2014.
O encerramento do Boi Manaus foi realizado na Arena da Amazônia em uma surpreendente festa idealizada e orquestrada pela Prefeitura de Manaus, através da Fundação Municipal de Cultura, Evento e Turismo – ManausCult.
O Público de quase 30 mil pessoas, conforme informação da Polícia Militar vibrou e dançou ao som das toadas e assistiu ao espetáculo cênico proposto a cada apresentação dos artistas que representaram a Cultura Amazonense através dos Bois de Parintins – Garantido e Caprichoso e Bois de Manaus – Corre Campo, Garanhão e Brilhante.
O caráter minimalista foi evidenciado através do palco, jogo de luz, repertório, fogos de artifício, indumentária, coreografia e o ápice da celebração foi o encontro dos Artistas Zezinho Correa, Edilson Santana e Márcia Siqueira, que representaram o encontro do Branco, do Negro e do Índio, demonstrando a miscigenação dos Povos da Amazônia.Na conclusão deste Ato, ainda foram convidados para compor o Palco, o Prefeito de Manaus e a Primeira Dama e os cinco (05) Bois que protagonizaram o evento em homenagem a Manaus.
Bernardo Monteiro de Paula – Diretor Presidente da ManausCult e José Augusto Cardoso – Diretor de Cultura da ManausCult, acompanharam atentos todo o transcorrer do evento, para que tudo saísse dentro do planejado, e assim foi, uma magnífica passagem, comparada aos áureos tempo do Boi na TVlândia.
O empenho da Manauscult na realização deste grande espetáculo mostrou a força do ritmo do “dois pra lá e dois pra cá” e a aprovação do público foi notória, posto que além de permanecerem até o final da festa, protagonizaram momentos marcantes de intensa emoção e interação.
Numa iniciativa inovadora, o Circuito Cultural Arena da Amazônia rompeu barreiras e reafirmou a importância, a beleza e a expressão do Boi Bumbá como identidade cultural.